TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Gerencia De Produtos

Monografias: Gerencia De Produtos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/8/2014  •  3.218 Palavras (13 Páginas)  •  193 Visualizações

Página 1 de 13

Introdução

O presente trabalho tem a finalidade de informar a pesquisa feita sobre o tema apresentado na Atividade Prática Supervisionada – APS: Gerencia de Produto.

Gerência de produto é a atividade de marketing que consiste em supervisionar e coordenar praticamente todos os procedimentos que se destinam à auxiliar a venda de um produto específico. (FAUZE,Najib Mattar, BRAULIO Oliveira, QUEIROZ Maurício Jucá. Gerencia de produtos, serviços, marcas e marcados.1ª.ed, pag.60). Sendo responsável por um produto ou uma linha de produtos em especifico.

A empresa Procter&Gamble foi a primeira a organizar a função Gerência de Produtos, na década de 30. Hoje é uma das funções mais concorridas, principalmente no seguimento industrial.

No Brasil a profissão vem sendo bastante desenvolvida em empresas de médio e grande porte e em multinacionais. No setor farmacêutico, financeiro/bancos, Higiene/limpeza, Alimentos, Bens de consumo, Bens industriais, Químico, Varejo, Telecomunicações e Construções e etc.

A gerência de produtos é a atividade que permite à empresa a atualizar-se com acontecimentos do mercado em que atua em relação a toda visão macroambientais e microambientais dos seus produtos. Essa atividade possibilita à empresa adaptar-se rapidamente as mudanças do mercado e público-alvo.

Podemos considerar que o gerente de produto trabalha em uma empresa moderna e flexível à mudanças nos produtos e até na sua estrutura.E a atividade depende de várias áreas da empresa, destacam-se pesquisa e desenvolvimento, produção, vendas, comunicação e finanças. Essas áreas influenciam e subsidiam as informações para o gerente de produto.

Nesta pesquisa apresentamos a principais atividades do profissional gerente de produtos e a regulamentação da profissão bem como uma entrevista com um profissional da área.

Regulamentação

A profissão de gerente de produto é regulamentada no Ministério do Trabalho e registrada através do CBO (Classificação Brasileira de Ocupações) instituída por Portaria nº397, de 09 de outubro de 2002.

“A classificação brasileira de ocupações – CBO tem por finalidade a identificação das ocupações no mercado de trabalho para fins classificatórios junto aos registros administrativos e domiciliares” (http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/home.jsf)

Pode ser descritas com as seguintes nomenclaturas:

• Gerente de produtos

• Gerente de marcas

• Gerente de Marketing-produtos

• Gerente de produtos e serviços

• Gerente de grupo de produtos

A ocupação faz parte da família de código 1423 - Gerente de comercialização, marketing e comunicação e 1423-15 – Gerente de Marketing.

“Os profissionais dessa família ocupacional exercem suas atividades na condição de trabalhadores com carteira assinada. Atuam em equipes de trabalho sob supervisão ocasional; desenvolvem o trabalho em ambientes fechados, em períodos diurnos. Podem atuar sob pressão, levando-os à situação de estresse.”

(http://www.mtecbo.gov.br/cbosite/pages/pesquisas/ResultadoFamiliaDescricao.jsf)

Essa ocupação é exercida por profissionais com escolaridade de nível superior, geralmente, nas áreas de Administração, Marketing, Propaganda e Marketing e Publicidade de propagada, podendo variar conforme o mercado pretendido. Geralmente é requerido quatro ou cinco anos de experiência profissional para o exercício pleno das funções.

O profissional de gerência de produto necessita de recursos básicos para o trabalho conforme citado abaixo:

• Telefones fixo e celular

• Microcomputador e periféricos

• Internet e correio eletrônico(e-mail)

• Veículos

• Material impresso e publicitário para consulta

• Material de escritório

• Sala de reuniões

Além disso, o gerente de produto precisa ter como as seguintes competências pessoais: liderar pessoas, demonstrar capacidade de negociação, tomar decisões, demonstrar capacidade de abstração, trabalhar em equipe, ter raciocínio analítico, ter capacidade de síntese, ter flexibilidade, ter empatia, ter organização, ser comunicativo, criativo, saber ouvir e ter visão sistêmica.

O cargo de gerente de produtos tem remuneração fixa variável de R$4.000,00 a R$12.000,00 conforme o perfil do gerente e o mercado de atuação. Sugeri-se a fixação de metas e premiações em valores para o cumprimento delas.

Fundamentos e Conceitos da Gerencia de Produto

O gerente de produto é o profissional que desenvolve o plano de marketing do produto, além de cuidar do processo de implementação e monitorar o desenvolvimento do processo de produto no mercado. Essa monitoração é importante, pois caso algo ocorra fora do planejado, é o gerente que indicará as ações corretivas a serem executadas.

O gerente de produto está diretamente ligado ao que o consumidor pensa, porque é atribuição dele desenvolver e acompanhar pesquisas de mercado pra saber como o produto esta sendo avaliado por quem consome.

Segundo Kotler e Keller (2006:704), as responsabilidades atribuídas ao gerente de produto são:

• Desenvolver uma estratégia competitiva de longo prazo para os produtos;

• Preparar planos anuais de marketing e previsões anuais de vendas;

• Trabalhar com agencias de propaganda para desenvolver textos, programas e campanhas;

• Estimular o apoio aos produtos entre força de vendas e os distribuidores;

• Reunir continuidade informações sobre o desempenho dos produtos, sobre o comportamento dos consumidores e dos intermediários e sobre novos problemas e oportunidades;

• Propor o aperfeiçoamento dos produtos para atender às novas necessidades do mercado;

• Estabelecer

...

Baixar como (para membros premium)  txt (23.1 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com