Gestão Conhecimento E SI
Casos: Gestão Conhecimento E SI. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: LucianaM30 • 20/11/2014 • 910 Palavras (4 Páginas) • 330 Visualizações
INTRODUÇÃO:
E também como as tecnologias que surgem e as novas técnicas de modelagem de sistemas contribuem para eliminar problemas que retém o conhecimento, não permitindo sua disseminação pela empresa e consequentemente a otimização do processo decisório.
SISTEMA DE INFORMAÇÃO GERENCIAL (SIG):
Gera produtos de informação que apoiam tomadas de decisão sendo o resultado da interação colaborativa entre pessoas, tecnologias e procedimentos.
O QUE É CONHECIMENTO?
Competência, habilidade e inteligência empresarial é reconhecido como um ativo intangível de inestimável valor.
Observa-se a necessidade desenvolver pessoas, definir modelos de SI e tecnologias para a geração e gestão do conhecimento.
CONCEITUANDO A GESTÃO DO CONHECIMENTO:
Na prática a gestão do conhecimento consiste na identificação e mapeamento dos ativos intelectuais da organização, divulgando e gerando novos conhecimentos para a vantagem competitiva e compartilhando as melhores práticas e tecnologias que impulsionarão estes processos.
GESTÃO DO CONHECIMENTO:
Ela pode ser encarada como uma evolução da gestão da informação onde a preocupação são as formas de armazenamento, seleção e apresentação ou como um processo de aprendizado que deve ser gerenciado, isto é, a maneira com que as pessoas ensinam e aprendem as atividades nas organizações.
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM APOIO A GESTÃO DO CONHECIMENTO:
Data Mining - mineração de dados é o uso da tecnologia da informação para descobrir regras, identificar fatores e tendências-chave.
Sistemas de Apoio a Decisão (SAD) – como visto e estudado em sala de aula, Refere-se simplesmente a um modelo genérico de tomada de decisão que analisa um grande número de variáveis para que seja possível o posicionamento a uma determinada questão.
Sistema de Apoio a executivos (SAE) - reúne dados de toda a organização, permitindo aos gerentes selecionar e ajustar os dados para os fins necessários. Também permite aos executivos da organização analisar os mesmos dados de maneira única e padronizada.
Isso sob ponto de vista da evolução da informação. Entretanto, para efetivação deste apoio podem ser utilizados os modelos de sistemas de informação, que facilitam a estruturação das informações para fins de suporte à decisões empresariais e geração de conhecimentos.
TECNOLOGIA APLICADAS:
São chamadas de tecnologia porque de alguma forma estas ferramentas utilizam de recursos computacionais, seja hardware, software, sistemas de telecomunicação ou gestão de dados e informação. A utilização destas tecnologias facilita a geração de informações oportunas ou conhecimento.
INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO:
As estruturas empresariais e respectivos níveis hierárquicos devem ser participativos e dinâmicos no interior das empresas, eliminando as barreiras e/ou divisões que separam a alta administração do corpo gestor e do corpo técnico, provendo sinergia (ou integração vertical e horizontal) e envolvimento de todos, preferencialmente focados no negócio empresarial.
INFORMAÇÕES E CONHECIMENTO:
Ou seja, informação oportuna é a informação gerada de forma completa, com qualidade e antecipada. A possibilidade de acesso as informações oportunas por todos os níveis da organização, permitido pelas tecnologias emergentes, seria equivalente a disseminação das melhores práticas da organização pois, são o resultado de análises, combinações e comparações entre informações da base única de dados e portanto, seriam também equivalentes ao conhecimento pois, agregam valor as atividades empresariais.
TECNOLOGIAS EMERGENTES UTILIZADAS EM SI:
Numa abordagem mais moderna, a informação deixa de estar dividida em estratégica, tática e operacional e passa a ser executiva visando dar efetivo suporte a tomada de decisões oportunas em todos os níveis. Sendo assim, todos os clientes e/ou usuários das informações executivas são denominados executivos.
SIG´S
...