Gestão Do Conhecimento
Projeto de pesquisa: Gestão Do Conhecimento. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: daniel.paton • 1/4/2014 • Projeto de pesquisa • 1.920 Palavras (8 Páginas) • 142 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
1.1 QUADRO COMPARATIVO: 5
2 DESENVOLVIMENTO 6
2.1 MODELO SECI 6
2.1.1 Socialização 6
2.1.2 Externalização 6
2.1.3 Combinação 6
2.1.4 Internalização 7
2.2 PROCESSO SECI 8
2.3 ESPIRAL DO CONHECIMENTO 9
2.4 APLICABILIDADES 9
2.5 CONDIÇÕES QUE FAVORECEM A CRIAÇÃO DO CONHECIMENTO NAS ORGANIZAÇÕES 10
2.5.1 Intenção organizacional 10
2.5.2 Autonomia 10
2.5.3 Flutuação e Caos Criativo 10
2.5.4 Redundância 10
2.5.5 Variedade 10
2.6 AS BARREIRAS DO CONHECIMENTO 11
2.6.1 Ambigüidade Causal 11
2.6.2 Conhecimento Não Comprovado 11
2.6.3 Falta de Credibilidade 11
2.6.4 Falta de Capacidade de Absorção 11
2.6.5 Falta de Capacidade de Retenção 11
CONCLUSÃO 12
REFERÊNCIAS 13
1 INTRODUÇÃO
Na atualidade é muito citada a importância do conhecimento ramo de negócios, estamos diante de um cenário de alta complexidade nos negócios e sociedade em geral.
Fenômenos econômicos e sociais, a nível mundial, são responsabilizados pela organização do ambiente corporativo ao qual é constantemente impulsionado pela globalização, pelas novas tecnologias e pela comunicação ao qual é constantemente estabelecido o processo de mudança.
Nesse contexto que o conhecimento se transforma em uma valiosa ferramenta estratégica para a gestão das pessoas e das empresas.
Gestão do conhecimento parte da premissa de que todo o conhecimento existente na organização em geral, colaboradores, processos e departamentos é pertencente também a instituição.
Sabe-se da grande importância dos estudos realizados pela Gestão do Conhecimento pelas diversas formas de aplicabilidades e relevâncias do referido tema. Neste relatório, foi entendido que gestão consiste em desenvolver e organizar os processos através da criação, assim pode-se entender que gestão do conhecimento é a forma de organizar e estabelecer o diálogo entre as empresas fazendo assim que a prática e a teoria sejam alinhadas e aplicadas de uma forma eficiente, eficaz e efetiva com o intuito de uso dessas mesmas ferramentas gerenciais para o estudo de todo o processo e indivíduos envolvidos.
Qualidade é consecutivamente a palavra de ordem no dia-a-dia das maiores empresas nacionais e internacionais, pode-se dizer ainda que qualidade é o passaporte de uma empresa para atravessar as fronteiras e com isso ganhar o reconhecimento de sua marca e divulgação de sua imagem de maneira eficaz, eficiente, efetiva e abrangente (MARANHÃO, 2001, p 75).
Nos dias atuais é possível encontrar a certificação ISO9001 que é dada as empresas que obedecem as normas e regras do órgão responsável frisando assim a adequação de seus procedimentos para que com isso seja mantida a qualidade no desenvolvimento de seus serviços.
A organização ao qual for certificada sob a mesma oferecerá uma garantia de seu compromisso com a qualidade ao qual será um indicador de melhoria contínua do desenvolvimento do negócio.
A Certificação serve, também, como atestado dessa compreensão e, conseqüentemente, da política de qualidade da empresa sendo um fator de extrema importância uma vez que, entre outros fatores, as empresas ganham visibilidade no mercado, fortalecem sua imagem institucional, adquirem respeito e credibilidade no mercado e passam a dispor de ferramentas que possibilitem a sua auto-avaliação (ABNT, 2000, P 301).
Identificando as necessidades de inovação, renovação e mudanças até mesmo de cunho cultural da organização podem ser consideradas uma das formas de favorecimento a criação de um determinado conhecimento na empresa.
Através da elaboração de um modelo de negócio focado na busca pelos novos conhecimentos, acompanhado pela evolução e o aprimoramento na elaboração de produtos e serviços que com isso possam satisfazer as expectativas do consumidor.
Apropriar os colaboradores deste novo conhecimento é um dos grandes obstáculos enfrentados pelos gerenciadores do conhecimento, pois para isso é preciso que através da harmonia e valorização do potencial e da criatividade de cada colaborador seja-se investido e incentivado de forma contínua os valores corporativos para que essa mesma busca pelo conhecimento seja feita com criatividade, transparência. Equilíbrio e humanismo.
A retenção deste conhecimento deve ser feita antes mesmo de seu afastamento da organização com o uso de uma comunicação eficiente com trocas contínuas de idéias através do trabalho em equipe.
1.1 QUADRO COMPARATIVO:
Gestão do Conhecimento
Gestão do Conhecimento
NONAKA, Ikujiro.TAKEUCHI,Hirotaka. Gestão do Conhecimento
SANTIAGO, José Renato Jr.
"afirmam que, para a dimensão ontológica (níveis de entidades criadora do conhecimento), em sentido rígido, o conhecimento é criado apenas pelos indivíduos. Uma organização não pode criar conhecimento sem os indivíduos. A organização apóia os indivíduos criativos ou propicia contextos para que criem o conhecimento. A criação do conhecimento organizacional, dessa forma, deve ser compreendida como um processo que amplifica “organizacionalmente” o conhecimento criado pelos indivíduos e o cristaliza como parte da rede de conhecimentos da organização. Esse processo tem lugar dentro da “comunidade de interação” em expansão, que cruza os níveis e os limites intra e interorganizacionais".
“afirma que, só há gestão do conhecimento se
...