Gestão Estratégica
Pesquisas Acadêmicas: Gestão Estratégica. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bernardomatbel • 6/9/2014 • 576 Palavras (3 Páginas) • 333 Visualizações
1) A criação deveria ser integrante de um Planejamento Estratégico Municipal ou Estadual? Justifique. (2,5 pontos)
2) A regulamentação desse órgão deveria contemplar qual o tipo de prevenção de acordo com a criminologia? Justifique. (2,5 pontos)
3) A população local poderia ter aumentada a sua sensação de segurança, pois cada Guarda Municipal, bem trajado, bem formado e possuidor de notável disciplina e excelente trato com os habitantes, representaria bem o poder político local. Essa configuração apresentada seria proveitosa para a ação da polícia ostensiva (Polícia Militar)? Além do descrito acima, de que forma poderia contribuir para a prevenção do crime? (5,0 pontos)
Atenção:
- Para a resolução da presente Avaliação a Distância, você deverá fazer uso do livro texto e pesquisas livres, em livros e na Internet, buscando melhores informações tendo, contudo, atenção para não incorrer no delito do PLÁGIO (apropriação indevida de propriedade intelectual alheia).
- A linguagem utilizada deverá estar ortograficamente e gramaticalmente correta. Cite as fontes da pesquisa. Acesse o PDF do livro Trabalhos Acadêmicos na Unisul, disponível em http://www.unisul.br/wps/wcm/connect/af35ec01-f477-410f-aa54-445c1bed59bc/livro_trabalhos-academicos-unisul_biblioteca_2012.pdf?MOD=AJPERES e veja como realizar citações e referências.
1. A criação deveria ser integrante de um Planejamento Estratégico Municipal.
A Constituição Federal de 1988 contemplou os municípios no quesito Segurança Pública com a criação de guardas municipais para a proteção do patrimônio público municipal. O artigo 144 em seu parágrafo 8º prevê por parte dos municípios a criação de guardas municipais. Dai para frente muitos municípios criaram suas GMs, ampliando ao arrepio da lei suas missões.
2. De acordo com a criminologia, a regulamentação deveria contemplar a prevenção primária, a mesma é aquela que se orienta à raiz do conflito criminal, para neutralizá-lo antes que o problema se manifeste.
Educação e socialização, casa, trabalho, bem-estar social e qualidade de vida são os âmbitos essenciais para uma prevenção primária. A prevenção primária opera sempre a longo e médio prazo e se dirige a todos os cidadãos. Suas estratégias são direcionadas para a política cultural, econômica e social, cujo objetivo último é dotar os cidadãos de capacidade social para superar de forma produtiva eventuais conflitos.
3. Não basta criar uma guarda municipal para que os problemas comecem a ser resolvidos. É necessário um grande planejamento. Sabe-se que a presença constante de policiais uniformizados nas ruas devolve a sensação de segurança para a população.
Existe a necessidade de se estabelecer uma legislação federal que regularmente a atuação das guardas municipais.
A união esta encarregada das questões que atravessam a fronteira do país, como o tráfico de armas, de drogas, de pessoas, o contrabando, o descaminho, a lavagem de dinheiro e outros, aos estados-membros cabe os demais.
Então, omunicípio
...