Gestão Industrial
Trabalho Universitário: Gestão Industrial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: julyka • 6/5/2014 • 10.014 Palavras (41 Páginas) • 220 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS 4
2.1.1 Critérios de rateio de custos indiretos 4
2.1.2 custeio por absorção...........................................................................................9
2.1.3 Produtos em processo e produtos acabados....................................................13
2.2 UNIDADES EQUIVALENTES DE PRODUÇÃO..................................................13
2.3 FORMAÇÃO DO PREÇO DE VENDA.................................................................16
2.3.1 Com base nos custos.......................................................................................17
2.3.2 Com base no mercado......................................................................................19
2.4 ANÁLISE CUSTO/ VOLUME/ LUCRO.................................................................19
2.4.1 Margem de contribuição....................................................................................21
2.4.2 Ponto de equilíbrio............................................................................................22
2.4.3 Margem de segurança.......................................................................................24
2.5 IMPORTÂNCIA DE UM SIST. INTEGRADO PARA GERAR INFORMAÇÃO E PARA GESTÃO INDUSTRIAL...................................................................................25
2.6 DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS.......................................................................27
3 CONCLUSÃO..........................................................................................................35
4 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS.......................................................................36
1 INTRODUÇÃO
A empresa Industrial Holandesa Ltda, que produz e comercializa diretamente ao comércio varejista chocolates em dois formatos: bombons e barras; resolveu fazer uma pesquisa sobre temas ligados a Gestão Industrial através da Contabilidade, com o intuito de aumentar e garantir a produtividade, reduzir os custos de produção e certificar a qualidade final de tudo o que é fabricado e também para conhecer as particularidades de cada etapa do trabalho, o funcionamento das linhas de produção automatizadas e os softwares de funções administrativas, como aqueles destinados ao controle e à elaboração de balanços e inventários de bens e mercadorias.
Os temas pesquisados foram: critérios de rateio de custos indiretos; custeio por absorção; produtos em processo e produtos acabados; unidades equivalentes de produção; formação do preço de venda com base nos custos e no mercado; análise de custo/ volume/ lucro; importância de um sistema integrado para gerar informações e demonstrações contábeis.
A função e o desafio da contabilidade deixaram de ser nos últimos anos apenas narrativos e se transformaram na necessidade de atender aos seus diversos segmentos de usuários, com suas diversidades e necessidades de informações, para o eficaz e eficiente gerenciamento de suas necessidades. Os contadores têm importante papel no processo de solução de problemas, não como responsáveis por decisões, mas como responsáveis pelo levantamento de dados que interessam. Seus relatórios têm que apresentar dados válidos, números que meçam as quantidades pertinentes para a decisão a ser tomada. Muitos administradores querem que o contador faça recomendações sobre a decisão apropriada, apesar de a escolha final sempre ser do executivo de linha (VASCONCELOS, 2001).
Por isso, é muito importante para o profissional de contabilidade, no seu exercício, ter conhecimento sobre diversos assuntos, neste caso, sobre gestão industrial.
2 DESENVOLVIMENTO
Sistemas contábeis utilizam eventos e transações econômicas ocorridas e processam esses dados, gerando informações úteis para os administradores e outros usuários. O processamento de qualquer transação econômica envolve registro, categorização, resumo e análise. A Contabilidade de Custos visa maximizar o resultado da empresa, dando ênfase a total satisfação do cliente. A Contabilidade de Custos centra sua atenção no estudo da composição e no cálculo dos custos, também observa o resultado dos centros ou dos agentes do processo produtivos. A contabilidade gerencial mede e relata informações financeiras e não financeiras para os administradores e a contabilidade financeira concentra-se em demonstrativos para grupos externos, medindo, registrando transações de negócios e fornecendo demonstrativos financeiros baseados em princípios contábeis. Todos esses ramos da contabilidade estão interligados e serão usados, com o auxílio dos sistemas de informação, nas tomadas de decisões.
2.1 DEFINIÇÕES CONCEITUAIS
2.1.1 CRITÉRIOS DE RATEIO DE CUSTOS INDIRETOS
Os custos indiretos de fabricação são aqueles que, embora necessários à produção, representam basicamente a estrutura produtiva da empresa, servindo para a produção de diversos bens. Portanto, tais custos não podem ser relacionados com qualquer produto específico. Ocorrem nos segmentos (departamentos) da fábrica onde se pretende manter o controle. São indispensáveis à produção dos vários bens e serviços, mas não se consegue identificá-los nos produtos. Portanto, os custos indiretos de fabricação são aqueles custos que para serem apropriados aos produtos necessitam de algum cálculo ou rateio, uma vez que não participam de maneira clara e objetiva na formação do produto. Rateio é distribuição dos valores de cada custo indireto de fabricação aos diversos produtos, tanto os em processos quanto os acabados, fabricados pela empresa de acordo com algum critério. O rateio deve sinalizar uma utilização presumida dos custos pelos diversos produtos, através de uma estrutura que poderá ser um índice ou percentual, refletindo
...