Globalização
Por: biajulio • 18/7/2016 • Resenha • 433 Palavras (2 Páginas) • 141 Visualizações
GLOBALIZAÇÃO
Atualmente vivemos em um mundo totalmente globalizado, onde a Internet colabora cada vez mais para que haja esta quebra das fronteiras entre os países. O capitalismo também foi um fator contribuinte para esta globalização, onde cada um tem uma ideia divergente a cerca deste tema, para uns pode ser algo bom e para outros algo não tão bom. No livro, o autor fala a respeito deste tema, e também sobre como a globalização é impulsionada por diversos fatores.
Na perspectiva de Milton Santos, existem três tipos de mundo: O mundo como nos fazem crer, o mundo como é e o mundo como pode ser. No primeiro o autor chama a globalização de fábula, pois se acredita na união dos países e dos mercados, mas estamos cada vez mais desunidos, o abismo individualista entre cada um de nós aumenta cada vez mais. No segundo temos a globalização como perversidade. O autor fala que a globalização é uma fábrica de perversidade, onde existe o desemprego, pobreza, fome, doenças, e também os males espirituais crescem cada vez mais, cada vez mais vemos o egoísmo, o cinismo e a corrupção. Muitos desses fatores são influenciados devido a grande competitividade imposta por este mundo em grande parte capitalista. E por ultimo, outra globalização, onde o autor fala que se todos os avanços tecnológicos e toda esta evolução se direcionarem a outros objetivos, poderemos ter uma globalização mais humana.
A globalização predominante, que vem crescendo cada vez mais, impulsionada pelo capitalismo e pelas novas tecnologias, faz com que se forme um mundo cada vez mais competitivo, onde os que têm mais dinheiro possuem o poder. Assim como o autor descreveu, cada vez mais crescem os males de espírito, o individualismo se generaliza, e isso porque muitos acreditam que se não acompanharem toda esta evolução ficarão de lado. A pobreza, a miséria é crescente. Hoje em dia quem não teve uma boa educação, sem importar as oportunidades que teve, não permanece a este mundo globalizado, simplesmente são apartados, apenas os quem tiveram oportunidade de uma boa educação, podem surgir e ser bem sucedidos, e isto porque nos é imposto cada dia mais uma ideologia de poder.
Porém, a globalização e toda sua evolução, também possuem aspectos positivos. A globalização diminui os custos dos produtos, geram empregos em países desenvolvidos, traz inúmeros avanços científicos e o interesse pelas diferentes culturas cresce devido a homogeneização de diferentes países.
Com isso, vemos que a globalização possui tanto aspectos positivos, quanto negativos. Por um lado o individualismo cresce, e por outro os avanços também. O que não podemos deixar é que nos seja imposto uma ideologia globalizada.
...