Homem E Sociedade
Pesquisas Acadêmicas: Homem E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: nick7jc • 29/9/2013 • 1.813 Palavras (8 Páginas) • 404 Visualizações
1- O QUE É ETNOCENTRISMO?
ETNOCENTRISMO É A VISÃO QUE CONSIDERA CORRETA SOMENTE A MINHA CULTURA E DESTACA O “OUTRO”. É ONDE O NOSSO PRÓPRIO GRUPO É TOMADO COMO CENTRO DE TUDO E TODOS OS OUTROS SÃO PENSADOS E SENTIDOS ATRAVÉS DE NOSSOS VALORES, MODELOS E DEFINIÇÕES DO QUE É EXISTÊNCIA.
2- COMO O “OUTRO” É REPRESENTADO NA VISÃO ETNOCÊNTRICA? EXEMPLIFIQUE.
O “OUTRO” É DESCLASSIFICADO NA VISÃO ETNOCÊNTRICA. ELE É SEMPRE UM ESTRANHO. FICA VISTO COMO UMA PESSOA INFERIOR, EXÓTICA, ENGRAÇADA, ABSURDA, ANORMAL OU INTELIGÍVEL. A SOCIEDADE DO “OUTRO” É ATRASADA. É O ESPAÇO DA NATUREZA. SÃO OS SELVAGENS, OS BÁRBAROS, SÃO QUALQUER COISA MENOS HUMANOS, POIS ESTES SOMOS NÓS, O “EU”.
PODEMOS CITAR ALGUNS EXEMPLOS:
❶ A SUPERIORIDADE DOS HOMENS EM RELAÇÃO À MULHER QUE DEVERÁ SEMPRE OCUPAR POSIÇÃO INFERIOR NA SOCIEDADE;
❷A RAÇA BRANCA COMO SUPERIOR ÀS RAÇAS DE COR;
❸A CRENÇA DE QUE TODO PORTUGUÊS É BURRO VISTA NAS MAIS DIVERSAS PIADAS;
❹NO PASSADO, O “ARIANISMO” DE HITLER, OU SEJA , A RAÇA ARIANA SOBREPONDO-SE ÁS DEMAIS, NO QUE RESULTOU NO EXTERMÍNIO DE MILHÕES DE JUDEUS E OUTROS POVOS NÃO- ARIANOS CONSIDERADOS IMUNDOS.
3- NA HISTÓRIA DO BRASIL, QUAIS OS PAPÉIS ASSUMIDOS PELOS ÍNDIOS?
HÁ CINCO SÉCULOS, OS PORTUGUESES CHEGARAM AO LITORAL BRASILEIRO DANDO INÍCIO Á UM PROCESSO DE MIGRAÇÃO QUE SE ESTENDERIA ATÉ O INÍCIO DO SÉCULO XX E PAULATINAMENTE FORAM SE ESTABELECENDO NAS TERRAS QUE ERAM OCUPADAS PELOS POVOS INDÍGENAS.
OS HABITANTES DAS AMÉRICAS FORAM CHAMADOS DE ÍNDIOS PELOS EUROPEUS AQUI ESTABELECIDOS. UMA DENOMINAÇÃO GENÉRICA PROVOCADA PELA PRIMEIRA IMPRESSÃO QUE ELES TIVERAM DE TEREM CHEGADO ÁS ÍNDIAS. MESMO APÓS DESCOBRIREM NÃO ESTAREM NA ÁSIA MAIS SIM EM UMA AMBIENTE DESCONHECIDO, OS EUROPEUS CONTINUARAM Á CHAMÁ-LOS ASSIM IGNORANDO PROPOSITALMENTE AS DIFERENÇAS LINGUÍSTICO-CULTURAIS. ERA MAIS FÁCIL TORNÁ-LOS TODOS IGUAIS, JÁ QUE O OBJETIVO ERA UM SÓ: O DOMÍNIO POLÍTICO, ECONÔMICO E RELIGIOSO.
ATÉ HOJE AS POPULAÇÕES INDÍGENAS SÃO VISTAS PELA SOCIEDADE BRASILEIRA ORA DE FORMA PRECONCEITUOSA, ORA DE FORMA IDEALIZADA. NA HISTÓRIA DO BRASIL O ÍNDIO APARECE POR TRÊS VEZES EM TRÊS PAPÉIS DIFERENTES:
❶ O PRIMEIRO PAPEL QUE O ÍNDIO REPRESENTA É NO CAPÍTULO DO DESCOBRIMENTO. ALÍ ELE APARECE COMO “SELVAGEM”, “PRIMITIVO”, “PRÉ-HISTÓRICO”, “ANTROPÓLOGO” E ETC.. ISTO ERA PRA MOSTRAR O QUANTO OS PORTUGUESES COLONIZADORES ERAM “SUPERIORES” E “CIVILIZADOS”.
❷ O SEGUNDO PAPEL DO ÍNDIO ERA NO CAPÍTULO DA CATEQUESE. NELE O ÍNDIO ERA VISTO COMO “CRIANÇA”, “INOCENTE”, “INFANTIL”, “ALMAS VIRGENS” E ETC... PARA FAZER PARECER QUE OS ÍNDIOS É QUE PRECISAVAM DA PROTEÇÃO QUE A RELIGIÃO LHES QUERIA IMPRINGIR.
❸ O TERCEIRO PAPEL É NO CAPÍTULO DA ETNIA BRASILEIRA. SE O ÍNDIO JÁ HAVIA PARECIDO COMO “SELVAGEM” OU “CRIANÇA”, COMO IRIAM FALAR DE UM POVO, O NOSSO, FORMADO POR PORTUGUESES, NEGROS E CRIANÇAS? ENTÃO APARECE UM NOVO PAPEL PARA O ÍNDIO. COMO NUM PASSE DE MÁGICA DA VISÃO ETNOCÊNTRICA, VIRA “CORAJOSO”, “ALTIVO”, “CHEIO DE AMOR” À LIBERDADE.
4- O QUE É RELATIVIZAÇÃO?
RELATIVIZAÇÃO É QUANDO COMPREENDEMOS “O OUTRO” POR SEUS PRÓPRIOS VALORES E NÃO OS NOSSOS. ENFIM, É VER AS COISAS DO MUNDO COMO UMA RELAÇÃO CAPAZ DE TER TIDO UM NASCIMENTO, CAPAZ DE TER UM FIM OU UMA TRANSFORMAÇÃO. VER AS COISAS DO MUNDO COMO UMA RELAÇÃO ENTRE ELAS. VER QUE A VERDADE ESTÁ MAIS NO OLHAR DO QUE NAQUILO QUE É OLHADO. RELATIVAR É NÃO MOSTRAR A DIFERENÇA EM HIERARQUIA, ENTRE SUPERIORES E INFERIORES, BEM OU MAL,MAS VÊ-LA NA SUA DIMENSÃO DE RIQUEZA POR SER DIFERENÇA.
5- O QUE É EVOLUÇÃO E COMO ELA EXPLICA O “OUTRO”?
EVOLUÇÃO É O DESENVOLVIMENTO OBRIGATÓRIO DE UMA DETERMINADA UNIDADE QUE SE REVELA PELO PROCESSO EVOLUTIVO, UMA SEGUNDA FORMA, MOSTRANDO ENTÃO, SUA POTENCIALIDADE. É UM PROCESSO PERMANENTE, ONDE UMA UNIDADE QUALQUER SE TRANSFORMA NUMA SEGUNDA, QUE POR SUA VEZ SE TRANSFORMA NUMA TERCEIRA E ASSIM SUCESSIVAMENTE.
EM 1858 UM ESTUDIOSO CHAMADO CHARLES DARWIN APONTOU QUE A CONSTITUIÇÃO DOS SERES VIVOS É FRUTO DE UM LONGO E ININTERRUPTO PROCESSO DE TRANSFORMAÇÃO E ADAPTAÇÃO AO AMBIENTE. DIZ TAMBÉM QUE NO MUNDO SOBREVIVE O MAIS ADAPTADO, POR ISSO HÁ A EVOLUÇÃO EM QUE OS SERES VIVOS EVOLUEM PARA CONTINUAREM VIVOS. UM EXEMPLO DISSO SERIA O HOMEM. EXPÔS QUE AS ESPÉCIES SE TRANSFORMAVAM A PARTIR DE UMA SELEÇÃO EM QUE AS CARACTERÍSTICAS MAIS ADAPTADAS EM UM AMBIENTE SE TORNAVAM PREDOMINANTES EM CONTRAPARTIDA OS QUE NÃO POSSUÍAM AS MESMAS CARACTERÍSTICAS ESTAVAM FADADOS À EXTINÇÃO, OU SEJA, OS MAIS FORTES SOBREVIVEM.
O SUCESSO DESTA TEORIA ORIGINOU O DARWINISMO SOCIAL OU EVOLUCIONISMO SOCIAL, QUE DE ACORDO COM ESTE PENSAMENTO, EXISTIRÍAM CARACTERÍSTICAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS QUE DETERMINARIAM QUE UMA PESSOA É SUPERIOR À OUTRA.
AS SOCIEDADES SERÍAM JULGADAS PELO SEU NÍVEL DE PROGRESSO, DE DESENVOLVIMENTO, FAZENDO COM QUE A SOCIEDADE MAIS EVOLUÍDA SE TORNE A DO “EU” E A MENOS A EVOLUÍDA A DO “OUTRO”. A DIFERENÇA SE DARIA PELO GRAU DE EVOLUÇÃO. O “OUTRO” SERIA SEMPRE O INFERIOR, O COM O ESTÁGIO MAIS ATRASADO.
6- QUAL O CRITÉRIO DE COMPARAÇÃO UTILIZADO PELOS EVOLUCIONISTAS?
O CRITÉRIO ESTÁ NO PRÓPRIO CONCEITO DE CULTURA ADOTADO PELOS EVOLUCIONISTAS NO QUAL ESTÁ DEFINIDO DESTACADAMENTE DENTRE OUTROS, COMO TODO UM COMPLEXO QUE INCLUI CONHECIMENTO, CRENÇA, ARTE, LEIS, MORAL, COSTUMES E QUAISQUER OUTRAS CAPACIDADES E HÁBITOS ADQUIRIDOS PELO HOMEM ENQUANTO MEMBROS DA SOCIEDADE. ELES ABSOLUTIZAVAM SEUS CONCEITOS E ASSUMIAM SUAS IDÉIAS COMO SE AS IDÉIAS DE SUA PRÓPRIA SOCIEDADE FOSSEM UNIVERSAIS, MELHORES E MAIS BEM ACABADAS. O QUE FOSSE IMPORTANTE PARA A SOCIEDADE DO “EU”, SERIA IMPORTANTE PARA TODAS AS DEMAIS SOCIEDADES DO “OUTRO”. PARA UM DOS ANTROPÓLOGOS EVOLUCIONISTAS MAIS FAMOSOS DA ÉPOCA, LEWIS MORGAN, A “ACUMULAÇÃO DO SABER” E O PROGRESSO DAS “FACULDADES MENTAIS E MORAIS” DO HOMEM VÃO MARCANDO AS MUDANÇAS CULTURAIS, COMO “GOVERNO”, “MEIOS DE SUBSISTÊNCIA”, ARQUITETURAS, RELIGIÃO, PROPRIEDADE, FAMÍLIA E ETC... DIVIDEM OS 100 ANOS DE HISTÓRIA HUMANA EM TRÊS PERÍODO BÁSICOS: SELVAGERIA, BARBÁRIE E CIVILIZAÇÃO.
7- EXPLIQUE AS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS DO DIFUNSIONISMO.
O DIFUNSIONISMO FOI CARACTERIZADO PELA ANTI-UNILEARIDADE,
...