Homem E Sociedade
Pesquisas Acadêmicas: Homem E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: May_riib • 7/4/2014 • 1.899 Palavras (8 Páginas) • 404 Visualizações
Das relações entre homem e sociedade decorre que:
a.
Há um sentido de ser humano que tende a ser único no mundo, o conceito padronizado pela ciência, enquanto outro é próprio a cada formação social, sociedade ou país.
b.
O ser humano satisfaz individualmente suas condições gerais de existência da mesma forma como cria os sentidos de que necessita.
c.
É o indivíduo que dá sentido à sociedade, personalizando a cultura. Por isso, é a psicologia que estuda a cultura.
d.
Identidade não é um conceito coletivo, mas, apenas, individual.
e.
Conforme vimos, ciência e religião não oferecem visões satisfatórias do ser humano, nada têm em comum e podemos afirmar que isso se deve à impossibilidade de complementaridade e diálogo entre ambas.
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Pergunta 5
A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:
a.
Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.
b.
Na impossibilidade de tudo explicar cada sociedade, originalmente, é preciso complementar suas referências com aquelas de outras culturas.
c.
Não há fatos culturais universais, e sim fenômenos particulares que não podem ser generalizados.
d.
Nada em uma sociedade pode ser generalizado; tudo o que nela acontece é singular, havendo apenas explicações locais para os fatos e processos naturais.
e.
Como nenhum lugar e nenhum povo é igual a outros, também não pode haver processos universais.
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Pergunta 6
Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:
a.
A antropologia social não considera as explicações das demais ciências, que não tomam a cultura em primeiro plano.
b.
A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.
c.
Não podemos utilizar as referências de uma cultura para julgar a mesma.
d.
A cultura nada tem a ver com seu ambiente de origem, pois é apenas uma construção mental.
e.
Os povos constroem seus espaços sociais, portanto suas culturas, associando-se aos povos vizinhos, tornando-os parceiros em suas empreitadas; é o que significa o etnocentrismo.
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Pergunta 7
A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:
a.
O único à imagem e semelhança de Deus.
b.
O fim de um processo evolutivo, que saiu de animais simples e chegou ao seu ápice.
c.
O único animal racional e cultural, o que é comprovado pelos processos de comunicação, inexistentes nos outros seres vivos.
d.
O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.
e.
Entidade pensante que, em razão de sua superioridade, não pode ser denominada animal.
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Pergunta 8
A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que:
a.
Os grupos de seres humanos têm suas formas de vida totalmente induzidas, impostas pelo ambiente.
b.
Ao competirem e cooperarem, os humanos exercitam seus atributos e habilidades essencialmente humanas, sem a consideração dos recursos ambientais.
c.
A evolução dá-se, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.
d.
As adaptações dos seres humanos ao entorno são em si mesmas o processo evolutivo, pois em nada contam os eventuais novos padrões de comportamentos assim gerados.
e.
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