Homem E Sociedade
Trabalho Universitário: Homem E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Soares4 • 3/3/2015 • 1.594 Palavras (7 Páginas) • 218 Visualizações
• Pergunta 1
0,5 em 0,5 pontos
A partir da antropologia moderna o ser humano pode ser definido como:
Resposta Selecionada: d.
O animal que mais que elabora, ensina e recorda, amparado na sua racionalidade, e que mais sofre os efeitos da cultura.
Feedback da resposta: Comentário: Apenas a alternativa d é possível, sendo a única que não fica no senso comum, nos preconceitos.
• Pergunta 2
0,5 em 0,5 pontos
A principal característica da cultura é que, em seu processo de representação e experimentação do mundo, sempre inclui tudo do ambiente ao redor - os valores e padrões das coletividades e o universo interno dos indivíduos. Isso significa que:
Resposta Selecionada: a.
Toda cultura é universal, atribuindo valores e sentido a tudo que existe.
Feedback da resposta: Comentário: Apenas a alternativa a é possível, pois é a única que reconhece a universalidade da cultura, de cada cultura
• Pergunta 3
0,5 em 0,5 pontos
A relação entre os seres humanos e o entorno imediato é responsável por boa parte de seus padrões comportamentais e simbólicos, sem determiná-los, absolutamente. Isso significa que:
Resposta Selecionada: c.
A evolução dá-se, principalmente, em resposta a problemas impostos pelas condições ambientais desfavoráveis à satisfação das necessidades dos seres humanos.
Feedback da resposta: Comentário: Apenas a alternativa c é possível, posto que se considerem as interações (relações ativas) entre ambos, ser humano e ambiente, sem determinismos.
• Pergunta 4
0,5 em 0,5 pontos
Acerca do papel da cultura na construção da humanidade do Homo sapiens sapiens, podemos afirmar:
Resposta Selecionada: b.
A cultura é condição de existência humana e de relação com a natureza, embora seja, também, responsável por nossos preconceitos.
Feedback da resposta: Comentário: A alternativa b está correta, pois supõe que nossos valores são adquiridos culturalmente, incluindo aí os negativos, como os preconceitos, enquanto as demais alternativas são impossíveis.
• Pergunta 5
0,5 em 0,5 pontos
Analise o trecho do artigo “Um gole de História”, assinalando a alternativa que apresente interação da arte humana (expressão cultural) e elementos da natureza (tomados como recursos):
"Os registros mais sérios, no entanto, apontam os sumérios e os assírios - povos da antiga região da baixa Mesopotâmia, as margens do Rio Tigre, e ao norte da Mesopotâmia, alto do Rio Tigre, respectivamente -, como os primeiros mestres cervejeiros. Para dar a essa história sua dimensão correta, é necessária uma breve viagem no tempo. Vamos nos levar para o que era o mundo por volta de dois mil anos a.C. Em 1290 a.C., o faraó Ramsés II governava o Egito, em 1500 a.C. a escrita cuneiforme aparece na Ásia Menor e, menos de 100 anos depois, os fenícios surgem com a primeira escrita semelhante ao alfabeto. Essa época era parte da era do bronze onde hoje é a Escócia, e aqui na América já existiam vilas e fazendas em Honduras, e centros cerimoniais no Peru. O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro". ROSA, Sílvia Mascella. Um gole de História: a bebida alcoólica mais antiga da humanidade é parceira do homem em sua jornada sobre a Terra. ADEGA, 2008. Disponível em: <http://revistaadega.uol.com.br/Edicoes/33/artigo96854-1.asp>. Acesso em: 30.5.2009.
Resposta Selecionada: d.
“O homem já deixara para trás sua vida nômade na maior parte do globo e já dominava com razoável habilidade o manejo da terra e dos artefatos de madeira, metal e barro”.
Feedback da resposta: Comentário: Apenas a alternativa d apresenta interação sociedade-natureza, por meio do trabalho (cultura, técnica) e da transformação do ambiente pela produção de utensílios.
• Pergunta 6
0,5 em 0,5 pontos
Considerando o seguinte trecho da matéria de jornal, assinale a alternativa correta:
“Muito sumariamente, a intolerância pode ser definida como uma atitude de ódio sistemático e de agressividade irracional com relação a indivíduos e grupos específicos, à sua maneira de ser, a seu estilo de vida e às suas crenças e convicções. Essa atitude genérica se atualiza em manifestações múltiplas, de caráter religioso, nacional, racial, étnico e outros. De modo geral, a intolerância religiosa era desconhecida na Antiguidade clássica, politeísta e portanto hospitaleira aos deuses de outras nações. A intolerância só se tornou possível com o advento do cristianismo, que afirmava a existência de um só Deus e de uma só revelação para a humanidade inteira”. ROUANET, Sergio Paulo. O Eros das diferenças. Folha de São Paulo-Mais. São Paulo, 09 de fevereiro de 2003.
...