Homem E Sociedade
Trabalho Universitário: Homem E Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: muhzik • 11/3/2015 • 543 Palavras (3 Páginas) • 456 Visualizações
1- Podemos começar com a primeira teoria da evolução proposta por Lamarck, que acreditava que os animais se modificavam de acordo com o ambiente em que viviam e que repassavam essas mudanças para todos os seus descendentes. Apesar de estar errado, suas idéias influenciaram Charles Darwin, que acreditava que os seres evoluíam por mutações genéticas aleatórias ou por seleção natural. Acreditava também que todos os seres vivos partiram da evolução de um ancestral. Existia também a ideia de que os seres humanos participavam do processo evolutivo, o que representava um progresso, já que a evolução seguia do ser mais simples ao mais complexo.
2- A teoria do ponto critico afirmou que a cultura apareceu na vida do homem só depois de ele ter atingido certo nível de evolução biológica: quando fossem capazes de se sustentar na postura ereta, ter o dedo polegar em oposição aos outros e quando tivessem uma capacidade craniana avantajada.
3- Quando nascemos, somos guiados por nossos instintos naturais para nossa própria sobrevivência, já que somos seres em aberto. Conforme o tempo, começamos a imitar o comportamento daquele que nos criou. A cultura sobrepõe os instintos, nos orienta e nos diz como devemos nos comportar perante os outros seres humanos. A capacidade de criação cultural nos permitiu criar a característica de pensar no que não está presente aos nosso olhos, já que o conhecimento se dá mediante a acumulação. Por meio da cultura, tornamos nossa espécie a mais poderosa do planeta.
4- Determinismo biológico é a tese que diz que o comportamento e o nível de aprendizagem dos indivíduos são hereditários, ou seja, transmitidos pelos pais através do gene. Foi ela quem deu origem a idéia de “raças humanas”.
5- Determinismo geográfico diz que a cultura é determinada pelo ambiente físico em que se encontra.
6- A) Kultur é um termo germânico que era utilizado para representar os aspectos espirituais de uma comunidade.
B)Civilization é uma palavra francesa que representava as realizações materiais de uma comunidade.
C)Culture é um termo inglês que representa tudo o que inclui conhecimentos, danças, arte, músicas, crenças, leis, costumes, ou qualquer outra capacidade ou hábito que o homem adquire da sua comunidade.
7- A cultura condiciona o homem a certos padrões vividos por suas sociedade, por isso funciona como uma “lente” e cada cultura enxerga as coisas com uma visão diferente. O modo como vemos o mundo é diferente de indivíduo para indivíduo dentro de uma mesma cultura, porém um outro individuo de uma cultura diferente da nossa consegue enxergar padrões que nós não conseguimos. Colocar nossa cultura como base muitas vezes nos faz ver aqueles que seguem diferentes padrões de comportamento com olhos de depreciação.
8- A cultura faz o homem ser conhecido como homem e também é importante para a formação do caráter, pois ela define como devemos agir em determinadas situações. Temos como exemplo as crianças- fera, que são criadas por animais e não recebem cultura, por isso não são consideradas humanos.
9- A endoculturação ou socialização é o processo permanente de aprendizagem de uma cultura que começa a partir do nascimento e se completa com a morte. A medida que o individuo
...