TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Homem Sociedade

Artigo: Homem Sociedade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  25/3/2015  •  1.686 Palavras (7 Páginas)  •  581 Visualizações

Página 1 de 7

- a antropologia afirma que é falsa a afirmação que o ser humano é determinado pelo clima ou pela herança genética; sim, as populações se adaptam a diferentes meio ambientes para sobreviver, mas não é o meio ambiente que determina nosso comportamento; sim, cada indivíduo é resultado de uma herança genética, o que não significa que é “escravo” dessa herança.

O tema possibilita uma abordagem que ressalta a importância da compreensão do ser humano como um ser bio-psico-social, ou seja, somos seres cujo comportamento é determinado ao mesmo tempo:

BIO - por nossas características orgânicas (o tipo de aparelho físico que temos e como podemos utilizá-lo);

PSICO - por nossas experiências pessoais racionais e afetivas de mundo e;

SOCIAL - pelo meio social onde vivemos.

– segundo Darwin – a dois destinos: a) podem se adaptar e ao longo de muitas gerações apresentarem mudanças visíveis; b) não conseguem se adaptar, entrando em extinção

Quais são as espécies que conseguem se adaptar? São as que possuem alguns indivíduos do grupo dotados de características tais que o permitem sobreviver e gerar uma prole (conjunto de filhos/as) que dá continuidade a essas características. Os outros indivíduos de sua mesma espécie que não possuam tais características, não conseguindo “lutar” pela sobrevivência, têm mais chances de morrer sem deixarem descendentes.

Hoje em dia o darwinismo está com uma nova roupagem e temos teorias como o pós-darwinismo ou neo-darwinismo, que são conseqüência do desenvolvimento de nossa tecnologia de pesquisa, e do próprio conhecimento cujas portas foram abertas por Charles Darwin para seus sucessores.

· Características biológicas: forma, funcionamento e estrutura do corpo. É a nossa anatomia, características herdadas biologicamente e que não são resultado da nossa escolha pessoal.

· Características biológicas: forma, funcionamento e estrutura do corpo. É a nossa anatomia, características herdadas biologicamente e que não são resultado da nossa escolha pessoal.

1) A respeito do evolucionismo e dos resultados obtidos por suas pesquisas, podemos afirmar que:

Resposta c) A busca de restos humanos pré-históricos nos obrigou a considerar a evolução da espécie humana como outro animal qualquer. Além disso, segundo essa teoria todas as espécies vivas são fruto de uma longa e lenta evolução, não apenas o ser humano. Devemos então compreender que o processo da vida é evolutivo, inacabado e sem um objetivo ou plano pré-definido.

O determinismo biológico defendia que a herança genética seria a responsável pelo comportamento diferenciado do ser humano dentro de cada cultura.

Trata-se do determinismo geográfico, que defendia que a ecologia (o meio ambiente) no qual essa ou aquela população se desenvolveu, também seria um fator DETERMINANTE para a cultura ali desenvolvida. Portanto, populações de lugares com clima muito quente, ou muito frio teriam sofrido influências que, somadas ao fator biológico, explicariam costumes, mentalidade, valores e tradições.

A antropologia propõe que a cultura é a base de nossa forma de encarar o mundo à nossa volta e dar formas e significados a ele.

Mas afinal, em que momento de nossa evolução o ser humano passou a viver distante da natureza e dos instintos, e passou a depender da cultura?

Ou ainda, como podemos relacionar a evolução de nossa espécie e a influencia da cultura no desenvolvimento geral da Humanidade?

Somos seres culturais, portanto todo o nosso comportamento depende de uma combinação complexa entre característica inatas (que fazem parte de nossa natureza, nossa carga genética) e meio social.

Segundo a antropologia, o ser humano nunca foi uma espécie apenas por suas habilidades orgânicas, como capacidade de raciocínio e postura ereta.

Pelo contrário, essas características foram acentuadas, pois nossos ancestrais se comportavam de forma cultural. Nesse comportamento podemos citar:

- desenvolvimento de tecnologia e de saberes;

- desenvolvimento de linguagens para a comunicação;

- regras de comportamento em grupo;

- idéias e crenças;

- tradições e hábitos comuns, etc...

Portanto, se diz atualmente entre muitos cientistas, que somos “biologicamente culturais”, ou “culturalmente biológicos”. Um fator (biologia) ajudou a modelar o outro (cultura), e vice-versa.

Morin (1973, p.92), "o que ocorreu no processo de hominização foi uma aptidão natural para a cultura e a aptidão cultural para desenvolver a natureza humana". Desse modo, "desaba o antigo paradigma que opunha natureza e cultura"

americano Alfred KROEBER, que defendem inclusive, que a cultura é uma característica que torna a humanidade completamente diferente em seu curso evolutivo, pois enquanto as outras espécies passam por modificações anatômicas ao longo do tempo para se adaptar a novas condições, o Homem utiliza um “equipamento extra-orgânico”, que é a cultura.

francês Claude Lévi-Strauss, o foco dessa questão sobre a origem da cultura está em conseguir perceber a importância do impacto do comportamento orientado por valores e regras, muito mais do que as considerações sobre nosso equipamento biológico.

Assim, Lévi-Strauss afirma que o fato de possuir cultura, dota a espécie humana de uma característica fenomenal, que é a de ter nos distanciado dos instintos.

deixou de agir como animal e passou a agir como Homem. Esse momento teria sido a instituição da regra, que é universal ao ser humano, que proíbe as relações incestuosas. Ou seja, relações sexuais entre indivíduos relacionados por vínculos familiares muito diretos, como pais e filhos, ou tios e sobrinhos.

Origem da cultura – a ética da relação ser humano / natureza”

O antropólogo americano Clifford GEERTZ, afirma que o crescimento cortical humano (o córtex cerebral) foi posterior e não anterior ao surgimento da cultura

Resposta do exercício 1):

e) Propõe pensarmos a evolução biológica humana como um processo simultâneo ao desenvolvimento das

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com