IDENTIFICAÇÃO DE UMA DEMANDA LOCAL E A ADAPTAÇÃO DA OFERTA EXISTE: CURSO TÉCNICO EM COZINHA
Artigos Científicos: IDENTIFICAÇÃO DE UMA DEMANDA LOCAL E A ADAPTAÇÃO DA OFERTA EXISTE: CURSO TÉCNICO EM COZINHA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: toshiak • 20/3/2014 • 661 Palavras (3 Páginas) • 386 Visualizações
IDENTIFICAÇÃO DE UMA DEMANDA LOCAL E A ADAPTAÇÃO DA OFERTA EXISTE: CURSO TÉCNICO EM COZINHA
Keven Cardoso Toshiak, Lucas Guilherme Siqueira, Nelson de Castro Neto, Paola Stefanutti
Keven Cardoso Toshiak – Curso Técnico em Informática. IFPR – Foz do Iguaçu. Email: keven_toshiak@live.com
Lucas Guilherme Siqueira – Curso Técnico em Informática. IFPR – Foz do Iguaçu. Email: lucasg1_@live.com
Nelson de Castro Neto - Colaborador. Mestre. IFPR – Foz do Iguaçu. Email: nelson.neto@ifpr.edu.br
Paola Stefanutti – Orientadora. Pós-Graduanda. IFPR - Foz do Iguaçu. Email: paola.stefanutti@ifpr.edu.br
Introdução
A cidade de Foz do Iguaçu, localizada no oeste do estado do Paraná, tem cada vez mais destaque no cenário turístico nacional e internacional. Segundo dados da Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu, a cidade com cerca de 260 mil habitantes, conta com privilegiada localização na região trinacional, ou mais conhecida, como Tríplice Fronteira, fazendo divisa com a Argentina e Paraguai. Devido a sua posição geográfica, belas naturais e obras monumentais, a cidade tem sido considerada desde 2006 à 2011, como a segunda cidade mais visitada no segmento de lazer no Brasil, perdendo apenas para o Rio de Janeiro, segundo pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Turismo (EMBRATUR) e pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE). Em números, segundo a Secretaria Municipal de Foz do Iguaçu, em 2007, 2008 e 2009, a cidade recebeu mais de 2 milhões de visitantes por ano. Dentro do segmento do turismo da cidade encontram-se subsetores interligados, e entre eles os estabelecimentos gastronômicos, local onde se encontra o objeto desta pesquisa. Por esta demanda local, em 2010 foi lançado no IFPR – Campus Foz do Iguaçu, o curso Técnico em Cozinha do Eixo Tecnológico de Turismo, Hospitalidade e Lazer, no período noturno, com duração de 2 anos.
Objetivos
Porém buscando adequar a oferta de cursos ao mercado de trabalho local, foi realizada uma pesquisa de campo, para identificar o perfil deste profissional, quanto à sua disponibilidade de horário, histórico de cursos de capacitação e/ou qualificação profissional, e possível interesse em cursá-los.
Materiais e Métodos
Para o desenvolvimento do presente projeto, foi realizada revisão bibliográfica, elaboração de formulário e aplicação do mesmo in loco, através de pesquisa de campo, nos estabelecimentos gastronômicos de Foz do Iguaçu. Compilação e tabulação de dados e análise dos resultados, buscando identificar o perfil do profissional da área gastronômica de Foz do Iguaçu, com o levantamento de dados de disponibilidade de horário, histórico de cursos de capacitação e/ou qualificação profissional e interesses em cursos oferecidos no instituto.
Resultados e Discussão
A pesquisa durou seis meses, atingiu 45% dos estabelecimentos gastronômicos da cidade. No resultado obteve-se que 80% dos profissionais da área possuem o turno da manhã disponível, já que trabalham tarde e noite.
...