INDICES DE LIQUIDEZ
Exames: INDICES DE LIQUIDEZ. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: JulianaRenan • 28/5/2014 • 1.125 Palavras (5 Páginas) • 472 Visualizações
Os índices de Liquidez medem a capacidade da empresa em cumprir suas obrigações perante a 3°. No geral, a liquidez decorre da capacidade da empresa ser lucrativa, da administração de seu ciclo financeiro e das suas decisões estratégicas de investimentos e financiamentos.
È representada:
LIQUIDEZ IMEDIATA – Também chamada de instantânea ou absoluta, é a capacidade financeira da empresa em pagar suas obrigações de curto prazo (Passivo Circulante), utilizando-se de suas disponibilidades em Caixa, Bancos e Aplicações Financeiras em curtíssimo prazo, quanto maior melhor, sendo igual ou superior a 1,o que deve ser um caso raríssimo,pois com muito dinheiro nas disponibilidades é sinal de má administração. Considera os itens de Liquidez Imediata dentro do Passivo Circulante.
LI = DISPONÍVEL / PASSIVO CIRCULANTE
LIQUIDEZ CORRENTE – Também conhecida por normal ou comum, mostra a posição no caso de utilização total do seu ativo circulante para pagamento total do seu passivo Circulante.
LC= ATIVO CIRCULANTE / PASSIVO CIRCULANTE
LIQUIDEZ SECA – È a capacidade financeira da empresa em honrar seus compromissos em curtíssimo prazo (Passivo Circulante), valendo-se de seus Ativos mais líquidos.Os estoques são excluídos por representarem bens que não têm data definida de realização financeira,pois se trata dos ativos de menor liquidez,que ainda necessitam ser processados e vendidos,havendo o risco de que o ciclo operacional não seja completado por uma razão.
LS=ATIVO CIRCULANTE - (ESTOQUE + DESPESAS Á APROPRIAR) / PASSIVO CIRCULANTE
LIQUIDEZ GERAL – Também denominada de Total, é a capacidade financeira da empresa de pagar todas as suas dividas de curto e longo prazo. Quanto maior, melhor, este quociente reflete mais uma situação de solvência do que de liquidez, pois a integral conversão dos ativos de curto prazo e longo prazo em Caixa, para pagamento de todas as obrigações de curto e longo prazo.
LG=(ATIVO CIRCULANTE + RPL) / (PASSIVO CIRCULANTE + ELP)
3.3- ÍNDICES DE ESTRUTURA DE CAPITAL - ANÁLISE ENDIVIDAMENTO
Analisa a estrutura de capital, e o seu cálculo é obtido relacionando as origens de capitais, entre si e como Ativo Permanente. O resultado obtido demonstra o grau de dependência da empresa em relação ao capital de terceiros e o grau de imobilização.
Quanto menor o índice obtido melhor, pois indica que menos capital de terceiros e uma menor imobilização desse capital.
È representada:
PCT – PARTICPAÇÃO DE CAPITAL DE TERCEIROS – Mostra qual a participação total dos recursos obtidos para o financiamento do Ativo, isto é, indica o quanto o capital de terceiros está financiando o Ativo da Empresa, quanto menor for melhor será.
PCT = EXÍGIVEL TOTAL / EXÍGIVEL TOTAL + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
CE –COMPOSIÇÃO DO ENDIVIDAMENTO – Mostra do total de Capital de terceiros, qual é o percentual das dívidas á curto prazo, que estão representadas pelo Passivo Circulante.
CE= PASSIVO CIRCULANTE / EXÍGIVEL TOTAL
ICP – IMOBILIZAÇÃO DO CAPITAL PRÓPRIO – Indica a parcela de recursos próprios investidos em bens permanentes.
ICP = ATIVO PERMANENTE / PATRIMÔNIO LÍQUIDO
IRNC – IMOBILIZAÇÃO DE RECURSOS NÃO CORRENTES – Indica a Parcela de Recursos Permanentes (Patrimônio Liquido) e de longo prazo (Exigível á Longo Prazo), estão investidos em bens permanentes.
IRNC = ATIVO PERMANENTE / ELP + PATRIMÔNIO LÍQUIDO
3.4- ÍNDICES DE RENTABILIDADE
Indicam o rendimento dos capitais investidos. São índices econômicos que visam o resultado do empreendimento, mostrando o sucesso ou o fracasso da empresa.
Estes índices são baseados no resultado através da Receita Liquida determinada na D.R.E (Receita Bruta –Deduções).
São representadas:
MB/ML – MARGEM BRUTA E MARGEM
...