INTERNET BANDA LARGA DAS FAMILIAS BRASILEIRAS
Artigos Científicos: INTERNET BANDA LARGA DAS FAMILIAS BRASILEIRAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: sonluna1 • 3/11/2013 • 1.299 Palavras (6 Páginas) • 294 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
Cada dia que passa, notamos que os aparelhos tecnológicos vêm se tornando vem se tornando peça essencial na vida dos brasileiros, os computadores cada vez mais sofisticados passaram a ter mais importância na vida das pessoas tornando assim um canal com o resto do mundo e é quase impossível imaginar alguém nos dias de hoje que não necessite de um computador.
O que vem acontecendo é uma grande revolução, a “revolução da internet” o acesso a internet em banda larga nos últimos tempos é vista como essencial, pois a mesma traz muitos benefícios para a sociedade como um todo, por meio das informações. No nosso país o acesso da internet banda larga é baixo, porem o fato de a mesma trazer benefícios sociais, outros países também já adotaram este acesso.No mundo contemporâneo onde a informação e o conhecimento são essenciais o investimento de acesso a internet banda larga é vista como fundamental para o desenvolvimento das nações.
2. DESENVOLVIMENTO
Sem dúvida é fácil notar que a internet é um dos maiores adventos dos novos tempos, pois vem causando transformações culturais, sociais e políticas.
Segundo conceito da Web 2.0, a partir de 2000 a característica principal é a participação colaborativa dos usuários, ela vem tornando-se cada vez mais utilizada para a difusão de informações e conhecimento.
Foi então, que a partir do ano de 1990 a Internet começou a alcançar a população em geral, com o desenvolvimento da Web, Wide e World facilitando a criação de sites dinâmicos dentro da utilização de uma interface gráfica de visão interessante.
Segundo empresa norte americana O'Reilly Media (2004), um dos novos conceitos da Internet é a Web 2.0, utilizada para descrever a segunda geração da Web, Wide e World - tendência que reforça o conceito de troca de informações e colaboração dos internautas com sites e serviços virtuais. A ideia é que o ambiente on-line se torne mais dinâmico e que os usuários colaborem para a organização de conteúdo.
Diante deste contexto a internet tende ser um assunto cada vez mais ativo no meio político e social, uma vez que os usuários de modo geral estão cada vez mais conectados na expressão de suas idéias e em busca de informatização e conhecimentos, sejam, no trabalho, na escola ou Faculdade e principalmente em casa.
De acordo com vários pesquisadores e o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística – IBGE aponta que o brasileiro está entre os que mais usam a internet em casa, mostrando assim o potencial que a sociedade em rede tem a oferecer em relação ao desenvolvimento do nosso país, mesmo o índice de penetração domiciliar de microcomputadores sendo relativamente baixo.
Através dos estudos nos matérias propostos, desta atividade podemos notar que o acesso a internet em alta velocidade vem acompanhando essa “economia do conhecimento” tornando-se assim mais interessante e promissora, tendo em vista que não são somente esses fatores que contribuem para esta eficácia, ressalta-se que são muitos os benefícios alcançados, uma vez que para os usuários permite um acesso veloz e contínuo, facilitando a comunicação, a troca de informações mais seguras, benefícios na economia, desta forma a internet banda larga surgi para estimular a inovação e para induzir também o crescimento econômico favorecendo os investimentos estrangeiros e por fim o retorno de todo o investimento que foi feito. Tendo em vista que a internet atrai muitos usuários e com eles cresce também a perspectiva de novos serviços ajudando a recuperação dos recursos que foram investidos. Esta demanda traz conseqüências de crescimento de união dos novos serviços interligados diretamente à conexão de alta velocidade, em contrapartida causa um efeito tecnológico de grande impacto econômico a seu favor transformando-se em fonte de estudos e análises mais profundos, uma vez que é uma infra-estrutura de base sólida e atual sofre constantemente com as mudanças. Em meio a tantas tecnologias a internet ganha uma posição secundária em termos de evolução, perdendo apenas para os aparelhos celulares, com estas transformações constantes a sociedade tem acompanhando a forma que a mídia vem contribuindo em peso para que isso ocorra globalmente para o desenvolvimento tecnológico da sociedade, sendo assim, a sociedade se torna menos exclusiva e mais participativa sobre os acontecimentos, se tornando conseqüentemente mais competitiva.
Diante de tanta premissa sobre internet banda larga, ser “digital” é acompanhar essa revolução tecnológica de peso, uma vez que todos esses acontecimentos vêm interferindo no cotidiano das famílias brasileiras, como por exemplo: na escola, em casa no trabalho das pessoas, nos trazendo preocupações sobre tais mudanças e se vão trazer prejuízos ou não ao ser humano. Com tudo o uso da internet fez com que a sociedade buscasse uma transformação dentro de sua posição individual para alavancar frente às novas tendências. Grifo do autor).
Frente a tantas mudanças com uma ótima aceitação a essa nova fase do mundo moderno, a facilidade
...