INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS
Tese: INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DILL • 8/10/2013 • Tese • 7.906 Palavras (32 Páginas) • 261 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CONTABILIDADE GERAL
Contagem-MG
Agosto/2013
CENTRO UNIVERSITÁRIO UNA
CONTABILIDADE GERAL
Apostila com teoria e exercícios referentes à disciplina Contabilidade Geral dos cursos de Administração de Empresas e Ciências Contábeis.
Professor Tarcísio Cláudio Teles Passos.
Contagem-MG
Agosto/2013
INTRODUÇÃO E CONCEITOS BÁSICOS
1 – CONTABILIDADE
1.1 – Introdução
A Contabilidade é um instrumento de informação. Com a sua utilização é possível conhecer toda estrutura econômico-financeira das entidades. Através de registros, essa ciência acumula e resume os dados relacionados com o patrimônio das empresas, tornando mais fácil sua interpretação.
Vários são os conceitos existentes sobre Contabilidade: passemos, agora, a citar alguns deles:
“Contabilidade é a ciência que estuda e pratica as funções de orientação, controle e registro relativos à administração econômica”. (I CONGRESSO BRASILEIRO DE CONTABILISTAS – RJ – 1924)
“Contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários com demonstrações e análises de natureza econômica, financeira, física e de produtividade, com relação à entidade objeto de contabilização”.(PRONUNCIAMENTO DO IBRACON APROVADO PELA CVM ATRAVÉS DA DELIBERAÇÃO 29/860)
“Contabilidade é a ciência que estuda e controla o patrimônio das entidades, mediante o registro, a demonstração expositiva e a interpretação dos fatos nele ocorridos, com o fim de fornecer informações sobre sua composição e variações, bem como sobre o resultado econômico decorrente da gestão da riqueza patrimonial.”(PROFESSOR HILÁRIO FRANCO)
Resumindo:
Contabilidade é a ciência social que estuda e controla o PATRIMÔNIO das entidades, para fornecer informações a seus usuários.
A partir da análise desse conceito, podemos extrair algumas informações, quais sejam:
1.2 – Objeto da Contabilidade: PATRIMÔNIO
O patrimônio compreende todo o conjunto de bens, direitos e obrigações da entidade.
1.3 – Campo de Aplicação da Contabilidade: ENTIDADES
O campo de aplicação da Contabilidade engloba todas as entidades que possuam patrimônio, sejam físicas ou jurídicas, com ou sem finalidade lucrativa, de direito público ou privado. No entanto, no caso da Contabilidade Empresarial (objeto de estudo da disciplina Contabilidade Introdutória), o campo de aplicação se restringe às empresas, entendidas aqui como entidades jurídicas com finalidade lucrativa.
1.4 – Finalidade da Contabilidade: FORNECER INFORMAÇÕES
A Ciência Contábil, através do estudo e controle do patrimônio das entidades, tem como objetivo principal (ou finalidade) fornecer dados e informações às pessoas ou entidades interessadas na situação patrimonial e econômica da entidade, bem como na aferição de sua capacidade produtiva.
1.5 – Usuários da Informação Contábil
Os usuários da informação contábil são aquelas pessoas, físicas ou jurídicas, que têm interesse na avaliação patrimonial de uma entidade. Passaremos a mencionar alguns deles.
Sócios (acionistas/quotistas) necessitam da informação contábil, de forma concisa, para avaliar a rentabilidade e segurança de seus investimentos.
Administradores, diretores e executivos utilizam a informação contábil, de forma detalhada, com as finalidades de controle e planejamento, visando à prática dos atos de gestão, ou seja, à tomada de decisões.
Governo busca informações sobre o movimento da empresa, para viabilizar a fiscalização de tributos.
Concorrentes com base nas informações geradas pela contabilidade, podem traçar e mudar estratégias e políticas.
Clientes interessam-se pela situação de seus fornecedores, principalmente no que se refere ao cumprimento de prazos de entrega.
Bancos e financeiras utilizam a informação contábil principalmente para avaliar a segurança de seus empréstimos e financiamentos.
Fornecedores buscam informações para decidirem se irão ou não fornecer mercadorias a seus clientes.
Empregados têm interesse na situação patrimonial da empresa em que trabalham, para saber se essa suporta uma negociação salarial, concessão de participação nos lucros, etc.
2 – TÉCNICAS CONTÁBEIS
Para que a Contabilidade possa atingir seu objetivo, ela se utiliza de algumas técnicas, são elas:
2.1 – Escrituração
Consiste no registro, em livros apropriados (livros de escrituração), de todas as transações que afetam o patrimônio das entidades, ou seja, de todos os fatos contábeis (ou fatos administrativos).
2.2 – Demonstrações Contábeis (ou Demonstrações Financeiras)
São quadros técnicos que evidenciam a situação patrimonial, financeira ou econômica de uma entidade de forma lógica e concisa; essas demonstrações são complementadas por notas explicativas, que têm por objetivo esclarecer alguns detalhes não explicitados nas demonstrações.
2.3 – Auditoria
Visa à verificação da fidedignidade das informações contábeis, detectando fraudes e erros e constatando se estas informações foram ou não elaboradas em consonância com os Princípios Fundamentais de Contabilidade e com as Normas Brasileiras de Contabilidade.
2.4 – Análise das Demonstrações Contábeis (ou Análise de Balanços ou Análise de Demonstrações Financeiras)
Consiste no estudo e na avaliação da situação econômica e financeira da entidade, bem como do seu desempenho operacional, através da decomposição e comparação das demonstrações financeiras, interpretando,
...