Imagens com diferenças sociais
Tese: Imagens com diferenças sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcarth • 16/4/2014 • Tese • 902 Palavras (4 Páginas) • 239 Visualizações
ETAPA 3 ATPS CIÊNCIAS SOCIAIS.
Imagens com divergências sociais.
Imagem 1:
Imagem 2:
Imagem 3:
Imagem 4:
Relatório Parcial.
O filme bumbando mostra a realidade vivida pela sociedade hoje. Mostra que no passado a desigualdade era menos pelo fato de haver troca e não dinheiro, realidade não vivida hoje. Depois que se implantou a moeda, quem consegue obter mais tem mais dignidade e poder enquanto quem não as tem vive uma triste realidade de fome, miséria, falta de moradia e principalmente falta de identidade uma vez que o ser humano e visto pelo que ele tem e não pelo que ele é.
O filme nos mostra uma realidade muito viva nos dias de hoje, (como nos mostra as imagens 1 e 2), pois quem tem dinheiro tem uma moradia digna, até maior do que se precisa enquanto quem não tem vive uma triste realidade nos morros, como o filme mostra a realidade do povo do morro do bumba em 2010, onde muitos perderam suas casas por causa de deslizamento de terras, onde a população só se é lembrada na hora em que a tragédias acontecem, pois quando os mesmo reivindicam seus direitos, corre o risco de serem despejados de suas casas por morarem em áreas de risco, sem ao menos ter a dignidade de ter uma moradia digna e segura por não ter o apoio de ninguém.
Infelizmente a desigualdade social é tanta que as pessoas pobres muitas vezes só são lembradas pelos governantes da realidade que elas vivem na hora da morte.
Jáo documentário Ilha das Flores, nos mostra uma realidade do mundo atual, pois cada ano que passa parece que os problemas sociais, econômicos e culturais vão se agravando. O interessante no documentário é que ele nos mostra o interesse do ser humano em si próprio, pois se começa pelo cultivo, lucro e o consumo para o bem estar de si, mostrando a triste realidade da não preocupação com o próximo e é a partir dai que surge a desigualdade social que diariamente presenciamos.
Nesse documentário tudo se inicia pelo tomate, já que o tomate mostra uma grande relação entre a desigualdade e o alimento, já que o alimento é uma necessidade básica de todo ser vivo.
A desigualdade nesse documentário é bem notória quando mostra a realidade de quem tem e de quem não tem, pois quem tem compra perfumes e quem não têm cata alimentos do lixo para comer que foi descartado até para os porcos.
A desigualdade nesse filme é tanta que o tomate que foi para as pessoas pobres comer foi selecionado e descartado várias vezes, primeiro pelo selecionador para ser vendido, depois pela dona de casa que o joga no lixo, depois pelo dono dos porcos que o vê como impróprio para os porcos consumirem e depois e dada apopulação que mora no lixão.
Nesse documentário é feita uma comparação entre o ser humano e os animais, onde mostra que o homem sempre terá uma condição de vida melhor que a dos animais, simplesmente pelo fato do homem raciocinar, mas a desigualdade social no país e tanta que vemos outra realidade em nossa frente.
Infelizmente essas cenas que se passaram no filme se repetem a todo
...