Importância da cultura, da sociedade e do indivíduo
Projeto de pesquisa: Importância da cultura, da sociedade e do indivíduo. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: jbelinatti • 4/3/2014 • Projeto de pesquisa • 2.575 Palavras (11 Páginas) • 1.195 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO................................................................................................................ 04
2 SIGNIFICADO DE CULTURA, SOCIEDADE E INDIVÍDUO.................................... 05
3 INTERAÇÕES SOCIAIS EXISTENTES NA SOCIEDADE ATUAL........................... 05
4 SITUAÇÕES COTIDIANAS DE DESIGUALDADE SOCIAL..................................... 08
5 REFLEXÃO DA EXPLORAÇÃO DO MEIO AMBIENTE......................................... 09
CONCLUSÃO.................................................................................................................. 11
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................. 12
1 INTRODUÇÃO
Ciências Sociais estuda o comportamento do indivíduo na sociedade, assim como a sua origem e o seu desenvolvimento em grupo, ajudando a interpretar os problemas que cercam a sociedade e refletir sobre a transformação que vem ocorrendo ao longo do tempo.
O indivíduo tem um papel muito importante na formação da sociedade e na construção dos valores sendo que a cultura tem influência sobre ambos. Vários são os aspectos em torno das ciências sociais, tais como os culturais, políticos e históricos.
Para um melhor entendimento será abordado:
Significado de cultura, sociedade e indivíduo;
Interações sociais existentes no cotidiano da sociedade atual;
Situações cotidianas de desigualdade social;
Reflexão da exploração do meio ambiente.
Desta forma, será possível observar a sociedade e o indivíduo de modo geral, assim como perceber que muitas vezes as escolhas impactam sobre uma sociedade e o meio ambiente. Neste contexto, as desigualdades sociais chocam a sociedade de um modo geral, ao se depararem como o sofrimento do próximo, e muitas vezes o que se pode fazer é pouco diante da necessidade e da quantidade de pessoas que vivem em situação degradante.
2 SIGNIFICADO DE CULTURA, SOCIEDADE E INDIVÍDUO.
Cultura
É todo conhecimento e valores que são transmitidos através das gerações. Todos possuem, através de seus antepassados, hábitos e regras que podem ser definidos como herança social.
Não existe uma cultura superior à outra, ou a que é certa ou errada, cada sociedade tem sua identidade própria seus valores suas crenças e costumes.
A cultura é uma característica única do ser humano, não existe pessoa que não a tenha, ela passa adquiri-la a partir do primeiro contato com a sociedade.
Existem dois tipos de cultura, a material e a não material. Sendo que a material se refere ao modo de se vestir, comer e ao meio de transporte que é utilizado, entre outros. A não material se refere às crenças, valores e costumes dos antepassados.
Embora cada cultura seja diferente todas tem elementos básicos que as caracterizam, sendo eles: valores, crenças, normas, idioma e também não menos importante a tecnologia.
Sociedade e Indivíduo
A sociedade não existe sem os indivíduos, porque ela é formada pelo conjunto de ações das pessoas que nela habitam.
Sociedade é um conjunto de pessoas que vivem em um lugar em comum que compartilham uma mesma identidade, é a maneira como as pessoas se relacionam, e também como as leis regem a vida dos indivíduos que habitam determinado local.
Pode-se também definir como sociedade pessoas de diversos países que compartilham a mesmas crenças, que tenham os mesmos valores e as mesmas ideias.
Individuo é alguém que age por vontade própria segundo seus pensamentos, tendo suas próprias características podendo assim ser diferenciados dos outros.
3 QUAIS INTERAÇÕES SOCIAIS SÃO EXISTENTES NO COTIDIANO DA SOCIEDADE ATUAL
Entende-se como interação social o processo em que se age ou reage em relação aos que estão próximos, propriamente dito é quando o indivíduo interage diretamente ou indiretamente com outro, podendo trazer ou não benefícios para ambos. A interação possui diversas formas, uma delas sendo a relação social e esta é a que pode trazer influências para um indivíduo ou para um grupo, podendo promover de forma positiva ou negativa para um ou mais integrantes.
A interação apoia-se no princípio da reciprocidade da ação e é reconhecida como condição necessária para a organização, seja ela empresa ou apenas grupo de amigos. Isto significa que os atos dos indivíduos não são independentes, mas condicionados pela percepção do comportamento do outro.
A Globalização modificou a frequência e a natureza desses contatos entre as diferentes nações, intensificou a repercussão de uma ação, um movimento ou mesmo notícia, gerando consequentemente uma possível reação podendo a mesma ser benéfica ou não para um ou mais indivíduos ou grupos e também podendo servir de exemplo a um ou mais grupos ou pessoas.
As intenções sociais de épocas atrás ainda são as mesmas dos dias de hoje em certos ambientes, vê-se hoje os sindicatos lutando por direitos dos trabalhadores e embora hoje exista um respeito pela mão de obra, muitas empresas ainda não se atentaram ao fato de que valorizar o trabalhador, dando condições de uma vida digna com investimentos em treinamento, educação e valorização profissional só agregará mais lucro e rentabilidade a própria empresa.
Apesar de toda evolução no tratamento entre empregados e patrões, assim como Lulu no filme, todos os trabalhadores continuam sonhando com o dia da queda do muro que os separa do paraíso.
Para entender o que é a interação social na sociedade atual podem-se observar como exemplo que grande parte da interação social tem acontecido por meio de e-mails, textos, sites de bate papo, sites de relacionamento em geral redes sociais, nos dias de hoje a interação física é muito menor que a interação virtual. Mesmo quando há o planejamento de encontrar-se frente a frente é usado do meio virtual (texto, e-mail, facebook, apps e, às vezes,
...