Infância e o processo de socialização
Resenha: Infância e o processo de socialização. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: elicon • 25/9/2013 • Resenha • 355 Palavras (2 Páginas) • 347 Visualizações
Infância e o processo de socialização.
Sabemos que socialização é aquisição das maneiras de agir, pensar e sentir próprias dos grupos, da sociedade ou da civilização em que o indivíduo vive e que a princípio, esse processo se dá início na infância, pois é no começo da vida que a criança passará a ter várias experiências ao conviver com os demais e, assim vai sendo socializada.
A influência da família no processo de socialização é de suma importância, pois a criança que recebe uma excelente educação em casa, sendo tratada com respeito, carinho, amor, sabendo se colocar sempre a baixo de outras pessoas, consequentemente saberá transmitir ao seu semelhante tudo o que foi aprendido no vinculo familiar, se tornando assim alvo de admiração para seus pais. Porém, vale lembrar de que nem todos os casos ocorrem desta maneira. Se formos pegar um exemplo de uma criança que foi criada em uma alta posição social, tendo tudo ao alcance das mãos, não teria motivo algum para se envolver no mundo do crime e das drogas.
A escola, por sua vez, atribui a criança um modo de socialização mais aberto e dinâmico, ensinando o indivíduo desde a infância até a juventude, um convívio intelectual, onde o mesmo passará por desafios que ao longo da vida contribuirão para sua formação perante a sociedade.
Um exemplo pessoal é de que minha família é bem humilde. É formada pelo meu pai (funcionário público), minha mãe (dona de casa) eu e mais três irmaos.Com a ajuda de Deus e com a educação que tivemos de nossos pais, nunca precisamos nos envolver com drogas ou semelhanças. Fomos ensinados a respeitas, amar e ajudar, fazer o bem e não olhar a quem é feito. Hoje meu irmão mais velho é advogado e orgulho da família, eu estou cursando administração, meus dois irmãos estão trabalhando e estudando para também chegar a uma universidade e somos o orgulho de nossos pais.
Consequentemente, a sociedade acaba por formar o indivíduo que a ocupa, mas independentemente disso, todo o ensino que foi passado pelos pais e pela escola, ficarão guardados na memória de cada um. Basta saber se o seguirão ou não.
...