Inteligencia Competitiva Nas MEs
Artigos Científicos: Inteligencia Competitiva Nas MEs. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: samuelnsilva24 • 4/12/2014 • 332 Palavras (2 Páginas) • 196 Visualizações
A UTILIZAÇÃO DA INTELIGÊNCIA COMPETITIVA EMPREEENDEDORA NAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS
È evidente que as organizações estão sendo expostas aos novos desafios e oportunidades do ambiente globalizado. As pequenas empresas brasileiras são as mais vulneráveis face à escassez de recursos informativos ou acesso a fontes confiáveis.
Inteligência competitiva é o conjunto das atividades de controle do ambiente de uma empresa, visando a fornecer dados úteis à definição de suas estratégias de evolução. Ao referir-se ao ambiente de uma empresa, o autor está referindo-se ao ambiente externo. Pode-se buscar outras definições, mas todas parecem estar voltadas para uma questão-chave: a informação externa e as estratégias de inteligência possibilitando inovação.
O Artigo propõe por parte da autora, uma leitura sobre inteligência competitiva para micro e pequena empresa, entendida aqui como um processo dinâmico, composto pela gestão da informação e pela gestão do conhecimento.
A inteligência competitiva necessita que a organização esteja preparada para desenvolvê-la e, nesse sentido, a cultura organizacional é fundamental para o êxito do processo de I. C.. As pessoas precisam ter uma postura positiva, em relação a geração e socialização de dados, informação e conhecimento.
Dentre as diversas atividades do processo de I. C., a prospecção e o monitoramento informacional desenvolvem e apóiam a inovação tecnológica, atividade essencial para a competitividade organizacional. As tecnologias de informação utilizadas, em diferentes fases, são caracterizadas e respondem pela eficiência e eficácia do sistema.
O processo de I.C. precisa também ter uma preocupação com a linguagem utilizada, de forma a dar mais qualidade e consistência ao sistema.
A equipe responsável pelo processo de I. C., preferencialmente multidisciplinar, tem a responsabilidade de fazer com que o processo seja dinâmico e de fato atenda às necessidades e ansiedades de informação da organização.
Diante da informação e do conhecimento, estes por sua vez são combustíveis essenciais para o processo de inteligência competitiva. O profissional da informação, através dessa atividade, visa apoiar a organização e, através de sua atuação, possibilita maior flexibilidade de atuação no mercado, assim como maior capacidade de inovação.
...