Interdiciplinaridade
Seminário: Interdiciplinaridade. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 78912345 • 6/5/2014 • Seminário • 590 Palavras (3 Páginas) • 378 Visualizações
MIRANDA, Raquel Giamolla. Da interdisciplinaridade – O que é interdisciplinaridade? FAZENDA (Org.) São Paulo: Cortez 2008.
Da interdisciplinaridade
A interdisciplinaridade tem se constituído como termo polissêmico de estudo, interpretação e ação, é o que afirmam diferentes autores estudados. Inúmeros foram os movimentos na tentativa de se definir seus limites epistemológicos.
Multidisciplinaridade é a organização de conteúdos mais tradicional. Os conteúdos escolares apresentam-se por matérias independentes uma das outras.(zabala,2002,p.33)
Multidisciplinaridade é a prática de reunir os resultados de diversas disciplinas cientifica em torno de um tema comum, sem visar um projeto especifico. (fourez,2001)
A pluridisciplinaridade é existência de relações complementares entre disciplinas mais ou menos afins. É o caso das contribuições mútuas das diferentes historias (da ciência,da arte,da literatura etc.) ou das relações entre diferentes das disciplinas das ciências experimentais.(zabala,2002)
Zabala descreve interdisciplinaridade com sendo a interação entre duas ou mais disciplinas, originando em alguns casos, um novo corpo disciplinar, como por exemplo, a bioquímica ou a psicolinguística.
Tal conceituação acontece com D`Ambrosio, O autor destaca um sentido da interdisciplinaridade como integradora e relacionadora de diferentes áreas do conhecimento.
Fourez,quando trata de conceituar a interdisciplinaridade ,apresenta o que chama de “contato interdisciplinar”, que seria “a possibilidade de transferir resultados, pontos de vista ou métodos, de uma disciplina para outra”.
Morin (2001, p.115),quando disserta sobre o tema interdisciplinaridade,ressalta “a interdisciplinaridade pode significar”, pura e simplesmente, que diferentes disciplinas são colocadas em volta de uma mesa, como diferentes nações se posicionam a ONU, sem fazerem nada além de afirmar, cada qual, seus próprios direitos nacionais e suas próprias soberanias em relação às invasões do vizinho. Mas interdisciplinaridade pode significar também troca e cooperação, o que faz com que a interdisciplinaridade possa vir a ser alguma coisa orgânica.
A transdisciplinaridade trata-se frequentemente de esquemas cognitivos que podem atravessar as disciplinas, ás vezes com tal virulência, que nos deixam em transe.
Sommerman apresenta em seu livro, inter ou transdisciplinaridade, que a questão polissêmica da interdisciplinaridade e as possíveis relações desta com a transdisciplinaridade se dá por meio de três estágios diferenciados: interdisciplinaridade do tipo pluridisciplinar, interdisciplinar forte e interdisciplinar do tipo transdisciplinar.
A interdisciplinaridade se sustenta na base da leitura da realidade tal como ela é assumindo suas nuances e singularidades,bem como a adversidade presente,portanto, convive com a diferença, com a importância, com a hegemonia e com poder, e dá um salto de possibilidades agindo nas brechas.
Comentário da resenhista
A autora Raquel Gianolla Miranda, empenha-se em apresentar clara e detalhadamente o pensamento conceitual de alguns autores já citados anteriormente. A autora relata que foram várias tentativas em busca de um conceito para compreender a interdisciplinaridade.
Os
...