Internet Banda Larga Na Classe C
Casos: Internet Banda Larga Na Classe C. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 25101966 • 9/10/2013 • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 286 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO A DISTÂNCIA
SERVIÇO SOCIAL
THALITA DE MEDEIROS PAES ALVES
ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Garanhuns
2012
THALITA DE MEDEIROS PAES ALVES
ACESSO E CONSUMO DE INTERNET BANDA LARGA DAS FAMÍLIAS BRASILEIRAS
Trabalho de Curso apresentado à Universidade Norte do Paraná - UNOPAR, como requisito parcial para a obtenção de notas em Serviço Social.
Orientador(es): ProfªGianeAlbiazzetti
ProfºGleiton Lima e
Profª Rosane Malvezzi
.
Garanhuns
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 4
2 DESENVOLVIMENTO 5
2.1 Acesso e Consumo de Internet Banda larga das Famílias Brasileiras 5
3 CONSIDERAÇÕES FINAIS 8
4 REFERÊNCIAS 9
1 INTRODUÇÃO
A humanidade vem testemunhando nessas ultimas décadas mais inovações tecnológicas que em todas as eras passadas juntas. O admirável mundo novo com o qual o homem contemporâneo se depara costuma causar deslumbramento, pelas possibilidades tecnológicas, e insegurança, pelos desafios de si operar numa realidade que exige constante readaptação.
Ao mesmo tempo, esta sociedade contemporânea encontra-se envolvida por um elo tecnológico, nossas vidas são tomadas por quase que uma onipresença desses recursos. Essa é a chamada sociedade tecnológico.
Praticamente em todas as áreas gravitacionais das realizações da atual coletividade, encontra-se dispositivos informáticos ou telemáticos mediando e interferindo nas transações, comunicações e relações interpessoais e interorganizacionais. Eles imprimem normas, conceitos e procedimentos até pouco tempo desconhecidos e ainda hoje não absorvidos por muitos.
As tecnologias da informação e da comunicação precisam se tornar ferramenta que contribua para o desenvolvimento social, intelectual, econômico e politico do cidadão. Do ponto de vista de uma comunidade, isto significa aplica-las a processos que contribuam para o fortalecimento de suas atividades econômicas, de sua capacidade de organização, do nível educacional e da autoestima de seus integrantes, de sua comunicação com outros grupos, de suas entidades e serviços locais e de sua qualidade de vida.
Além do acesso físico à infraestrutura, precisam ser vencidas as barreiras do conhecimento. O individuo digital precisa estar capacitado para usar a tecnologia e ter um grau de educação, no sentido amplo, que permita aplicá-la de forma efetiva.
Neste sentido, percebe-se que o uso da tecnologia na atualidade é fundamental, pois vem atingindo as mais variadas esferas de uma mesma sociedade, causando reflexos e contradições entre grupos sociais e consequentemente entre países desenvolvidos e subdesenvolvidos, onde tais contradições são oriundas de um sistema capitalista perverso e excludente em detrimento ao ser humano.
2 DESENVOLVIMENTO
2.1Acesso e Consumo de Internet Banda larga das Famílias Brasileiras
“A roda, o vapor e a máquina simples são descobrimentos; a lâmpada, a transmissor, o computador são inventos.”(IGLESIAS,1990, p.14)
As famílias como agregações sociais, ao longo dos tempos, assumem ou renunciam funções de proteção e socialização dos seus membros como resposta às necessidades da sociedade a que pertencem. Nesta perspectiva, as funções da família regem-se por dois objetivos, sendo um de nível interno, como a proteção psicossocial dos membros, e o outro de nível extremo, como a acomodação a uma cultura e sua transmissão.
A família deve então responder às mudanças externas e internas de modo a atender às novas circunstancias sem, no entanto, perder a continuidade, proporcionando sempre um esquema de referencia para os seus membros.
De fato, o uso da informática na atualidade é fundamental tendo em vista a substituição da eletromecânica pela eletrônica e frente ao crescimento da informatização, vivemos a revolução informacional. Não ter acesso à informação organizada e tratada pelas novas tecnologias, nus formatos, na qualidade e quantidade desejadas, tornou-se fator de um novo tipo de exclusão, complementar e tendencialmente radicalizador da exclusão social -a exclusão. É fato que vastas camadas das populações mundiais não possuem nem tem acesso aos recursos tecnológicos que podem assegurar-lhes informações cruciais ao seu desenvolvimento como cidadãos. A humanidade vive hoje uma realidade de extensa e tecnologicamente agravada exclusão social.
As novas tecnologias não são simples ferramentas a serem aplicadas, mas processos a serem desenvolvidos. Usuários e criadores podem tornar-se a mesma coisa. Desta forma, os usuários podem assumir o controle da tecnologia, como o caso da internet.
Ao longo da historia o homem tem criado os mais diversos meios e ferramentas para comunicar, e deste modo melhorar o seus padrões atuais de vida. Diante das suas criações, hoje as conclusões a tirar são complexas e pouco exactas. Se por um lado as suas criações lhe conferem um melhor modo de vida(como a criação de transportes, comunicações, etc.),são precisamente estas criações que o destroem(a poluição, desemprego, etc.).
Assim, assistimos a um desenvolvimento tecnológico, independente e autônomo, sem necessitar de ser controlado pelo homem ( o seu criador). Ou como mais recentemente a ciência
...