Introdução A Economia
Artigo: Introdução A Economia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: renatadallas • 4/11/2013 • 1.924 Palavras (8 Páginas) • 343 Visualizações
Introdução à Economia
Etimologicamente, a palavra economia deriva do grego oikonomia (de oikos, casa; nomos, lei). No sentido original, seria a “administração da casa”, que posteriormente foi associada à “administração da coisa pública”.
Defini-se economia como a ciência social que estuda de que maneira a sociedade decide (escolhe) empregar recursos produtivos escassos na produção de bens e serviços, de modo a distribuí-los entre várias pessoas e grupos da sociedade, a fim de satisfazer as necessidades humanas.
Objetivos
Analisar os problemas econômicos e formular soluções para resolvê-los, de forma a melhorar nossa qualidade de vida.
Como alocar recursos produtivos limitados, de forma a atender ao máximo às necessidades humanas.
Questões econômicas
Aumento de preços;
Períodos de crise econômica ou de crescimento;
Desemprego;
Setores que crescem mais do que os outros;
Diferenças salariais;
Crises no balanço de pagamentos;
Vulnerabilidade externa;
Valorização ou desvalorização da taxa de câmbio;
Dívida externa;
Ociosidade em alguns setores de atividade;
Diferenças de renda entre várias regiões do país;
Comportamento das taxas de juros;
Déficit governamental;
Elevação de impostos e tarifas púbicas.
Objetos de estudo da ciência econômica
Ciência social; Escolha; Escassez; Necessidades; Recursos; Produção; Distribuição; Utilidade; Bem.
Fatores de produção
Mão de obra; Terra; Capital; Matérias-primas; Outros.
Os problemas econômicos fundamentais
O que e quanto produzir;
Como produzir;
Para quem produzir.
O que e quanto produzir: Isso significa quais produtos deverão ser produzidos (carros, cigarros, café, vestuários, entre outros) e em que quantidades deverão ser colocados à disposição dos consumidores.
Como produzir: Isto é, por quem serão os bens e serviços produzidos, com quais recursos e de que maneira ou processo técnico.
Para quem produzir: Para quem se destinará a produção (fatalmente, para os que tem renda).
Sistemas econômicos
Pode ser definido como a forma política, social e econômica pela qual está organizada uma sociedade.
Elementos básicos de um sistema econômico
Estoque de fatores de produção: aqui se incluem os recursos humanos(trabalho e capacidade empresarial), o capital, a terra, as reservas naturais e a tecnologia;
Complexo de unidades de produção: constituídos pelas empresas;
Conjunto de instituições políticas, jurídicas, econômicas e sociais: que são a base da organização da sociedade.
Classificação dos sistemas econômicos
Sistema capitalista ou economia de mercado: é regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção;
Sistema socialista ou economia centralizada ou, ainda, economia planificada: nesse sistema as questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento, predominando a propriedade pública dos fatores de produção, chamados nessas economias de meios de produção, englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias-primas.
Economias de mercado
A maioria dos preços dos bens, serviços e salários é determinada predominantemente pelo mecanismo de preços, que atua por meio de oferta e demanda de bens e serviços e dos fatores de produção.
Economias centralizadas
As questões são decididas por um órgão central de planejamento, a partir de um levantamento dos recursos de produção disponíveis e das necessidades do país, ou seja, grande parte dos preços dos bens e serviços, salários, cotas de produção e de recursos é calculada nos computadores desse órgão, e não pela oferta e de manda de mercado.
Pleno emprego
É definido por uma situação em que o recursos disponíveis estão sendo plenamente utilizados na produção de bens e serviços, garantindo o equilíbrio econômico das atividades produtivas.
O pleno emprego é identificado como um conceito de resultado econômico e não de restrição física de recursos.
Curva de possibilidades de produção (ou curva de transformação)
A curva de possibilidades de produção (CPP) expressa a capacidade máxima de produção da sociedade, supondo pleno emprego dos fatores de produção de que se dispõe em dado momento do tempo.
Custo de oportunidade
É a transferência dos fatores de produção de um bem X pra produzir um bem Y.
É de se esperar que os custos de oportunidade sejm crescentes, uma vez que, quando aumentamos a produção de determinado bem, os fatores de produção transferidos dos outros produtos se tornam cada vez menos aptos para a nova finalidade, ou seja, a transferência vai ficando cada vez mais difícil e onerosa e o grau de sacrifício vai aumentando. Isto é, os fatores de produção são especializados em determinadas linhas de produção e não são completamente adaptáveis a outros usos.
Deslocamentos da curva de possibilidades de produção
O deslocamento da CPP para a direita indica que o país está crescendo, isso pode ocorrer tanto em função do aumento da quantidade física de fatores de produção como em função do melhor aproveitamento dos recursos já existentes, ou com o progresso tecnológico,
...