Jornalismo
Resenha: Jornalismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rafaaelns • 19/5/2014 • Resenha • 257 Palavras (2 Páginas) • 194 Visualizações
Podemos citar que a história da cidadania no Brasil é muito ausente.
As classes que prevalecem a desigualdade e a hierarquia, falam sempre mais alto por aqui.
A origem da nacionalidade brasileira é historicamente recente. Segundo o historiador José Murilo de Carvalho não se tinha tal consciência nacional do Brasil até 1870, isto é, antes da Guerra do Paraguai.
A cidadania política indireta pelo voto qualificado era restrito somente a homens importantes durante o Império.
No mundo atual a mídia é constituinte de um enorme status e seu significado como condição para a existência efetiva dos direitos políticos.
Há casos em que a mídia de sobrecarrega de fazer o seu próprio julgamento acerca de algum caso, e sabe-se que esses condenados pela mídia, logo depois são absolvidos pelas instâncias formais. E esses julgamentos fazem um estrago grande na sociedade, pois leis e normas são ignoradas. Mas cabe a cada um saber onde seu direito humano conquistado está de fato, para que a cidadania não se perca.
Utilizam a mídia que é capaz de transmitir capitais simbólicos como a reputação, sendo atribuído a um individuo ou instituição.
Politica de confiança, trata-se da credibilidade e da confiança nos lideres políticos.
O capital simbólico é o bem mais precioso dos políticos e a mídia é a arena onde são apresentadas, criadas, sustentadas e destruídas as relações politicas.
Essa situação provoca consequências imediatas pois os atores políticos tentam disputar a visibilidade da mídia e os campos políticos disputarem visibilidade favorável a seu modo de pensar.
Portanto nota-se a relação entre o poder e mídia e entre mídia e poder politico.
...