Kant um Ensaio Sobre a Obra o Que é Esclarecimento
Por: 16011180 • 2/7/2019 • Ensaio • 316 Palavras (2 Páginas) • 309 Visualizações
Immanuel Kant foi um filosofo Alemão do século XVIII, e nesse texto em questão ele vai parti da ideia que nós os seres humanos somos diferentes dos animais selvagens, ele mostra que isso parte principalmente do princípio de que em funções de seres dotados da potencialidade da razão e capazes de agir livremente e para Kant para que esse homem desenvolva a sua potencialidade e consiga agir por se livremente ele vai dizer que o percurso de saída de um estado de selvageria para ir rumo ao esclarecimento, essa tarefa que ele vai mostrar que não é fácil e imediata, mas sim difícil e contínua.
A intenção do texto de Kant é de explicar, o quanto possível e de forma sucinta, como ele entende o conceito de “esclarecimento” (Aufklätrung) que, segundo o filósofo, é relacionado tanto ao indivíduo, como à sociedade e sua época. E ainda vamos nos deparar que com uma sociedade que valoriza muito os desenvolvimentos tecnológicos e científicos e assim deixando como forma de segundo plano o progresso moral.
Kant é um pensador que, aparentemente, não deixou de acreditar no ser humano, na espécie humana, por que para ele todo ser humano possuía a capacidade de progredir e acabar indo em direção ao encontro com a maioridade. De modo bastante objetivo, Kant inicia o primeiro parágrafo do seu ensaio já com uma definição para Aufklätrung, a saber, “Esclarecimento é a saída do homem de sua menoridade, da qual ele é o próprio culpado.
Em outras palavras e de forma bem direta, esclarecimento seria a capacidade de o homem fazer uso de seu entendimento sem uma direção externa e a menoridade – de onde o entendimento almeja escapar – implicaria uma situação de culpa porque supõe uma espécie de demissão desta capacidade, isto é, o entendimento é abandonado em função da falta de decisão ou de coragem de não se sujeitar à direção de outrem.
...