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Por:   •  25/9/2013  •  1.125 Palavras (5 Páginas)  •  1.473 Visualizações

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Antropologia, Estudos Culturais e Educação:

desafios da modernidade

Neusa Maria Mendes de Gusmão *

Resumo: Desde sempre a questão da diversidade e do contato cultural esteve presente na

humanidade e, agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas. O que é novo é o

questionamento das formas constituídas de explicação, cujas premissas teóricas parecem estar

superadas como possibilidade de compreensão desse novo momento e dessa nova realidade. A

questão assim colocada faz emergir um intenso debate em torno da produção do conhecimento,

de seu alcance e seus limites, de modo a questionar as formas constituídas de saber e os campos

disciplinares construídos na modernidade. No contexto desse debate, a análise das relações

existentes entre Antropologia, Estudos Culturais e Educação, apresenta-se como desafio teórico da

modernidade e como uma necessidade diante dos princípios e das práticas presentes na articulação

entre o campo científico e o processo educativo na sociedade moderna.

Palavras-chave: Antropologia; Estudos Culturais; Educação; diversidade; cultura.

Anthropology, cultural studies and education:

challenges of our times

Abstract: The issues of diversity and cultural contact have always been inherent to mankind,

and are now very present in modern societies. A new element added to that is the questioning

of constituted ways to explain things, and the theoretical premises of these new kinds of

explanation seem to be outdated as possibilities of understanding this new moment and

situation. When we put it like this, we have the surge of an intense discussion around the ways

knowledge is produced, as well as its reach and limitations, with the questioning of the

constituted kinds of knowledge and disciplinary fields built up by mankind. In this debate,

the analysis of relationships between anthropology, cultural studies and education proves to be a

theoretical challenge of modernity and also a need in face of the principles and practices in the

articulation between the scientific field and the educational process in modern society.

Key words: anthropology; cultural studies; diversity; culture; education.

* Professora associada do Departamento de Ciências Sociais na Educação (DECISE), do Programa

de Pós-Graduação em Educação — FE/UNICAMP — e da Pós-Graduação — Doutorado em

Ciências Sociais (Antropologia) — do IFCH/UNICAMP. Livre-docente em Antropologia da

Educação. Publicações: Diversidade, cultura e educação. Olhares cruzados. São Paulo: Biruta,

2003; Os filhos da África em Portugal. Antropologia, multiculturalidade e educação. Belo Horizonte:

Autêntica, 2005; O visual e o quotidiano. Lisboa,PT: Imprensa de Ciências Sociais/ICS, 2008.

neusagusmao@uol.com.br.

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Pro-Posições, v. 19, n. 3 (57) - set./dez. 2008

O mundo, hoje, encontra-se em meio de intensas transformações. Falamos

em união, integração econômica e cultural, superação de fronteiras com a criação

de grandes blocos de tendência hegemônica, como União Européia,

Mercosul e outros. O mundo se globaliza, a cultura se mundializa, os mercados

se unificam. Grupos diversos se deslocam no tempo e no espaço e, no

entanto, em diferentes espaços e latitudes, as particularidades se reafirmam,

diferentes povos, grupos, regiões e culturas reivindicam um lugar próprio e

singular, fazendo de nosso tempo um tempo aparentemente esquizofrênico. É

nessa esquizofrenia que o debate das diferenças se coloca, ganhando presença e

significado. O debate é novo? Pode-se afirmar que não. Desde sempre a questão

da diversidade e do contato cultural esteve presente na humanidade e,

agora, coloca-se de modo intenso nas sociedades modernas. O que é novo é o

questionamento das formas constituídas de explicação, cujas premissas teóricas

parecem estar superadas como possibilidade de compreensão desse novo momento

e dessa nova realidade. A questão assim colocada faz emergir um intenso

debate em torno da produção do conhecimento, de seu alcance e de seus limites,

de modo a questionar as formas constituídas de saber e os campos disciplinares

construídos na modernidade.

A antropologia, como ciência da modernidade, coloca seu aparato teórico

construído no passado, com possibilidade de, no presente, explicar e compreender

os intensos movimentos provocados pela globalização: de um lado, os

processos homogeneizantes da ordem social mundial e, de outro, contrariando

tal tendência, a reivindicação das singularidades, apontando para a constituição

da humanidade como una e diversa. Contudo, essa tradição é hoje alvo de controvérsias,

na medida em que os fatos decorrentes da intensa transformação da

realidade

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