Libra
Tese: Libra. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: pedrotepasse • 22/10/2014 • Tese • 1.062 Palavras (5 Páginas) • 328 Visualizações
Universidade do Sul de Santa Catarina – Unisul
Campus Virtual
Avaliação a distância (AD)
Disciplina: Libras
Curso: DIREITO
Professor: ROSANI CASANOVA JUNCKES
Nome do aluno: PEDRO TEPASSÉ DE BRUM
Data: 22/10/2014
Orientações:
Procure o professor sempre que tiver dúvidas.
Entregue a atividade no prazo estipulado.
Esta atividade é obrigatória e fará parte da sua média final.
Encaminhe a atividade via Espaço UnisulVirtual de Aprendizagem (EVA).
Leia com atenção as questões abaixo e responda:
1. Considerando a história vivida e construída pelos surdos, veja as afirmações abaixo:
I. A história dos surdos, durante muito tempo, foi contada por ouvintes preocupadas em trazer os surdos para o mundo da "normalidade".
II. Grande parte desta história está contada em livros médicos, escrita sob a ótica da patologia.
AGORA, construa um texto argumentativo entre 15 a 20 linhas que contemple os principais elementos históricos rque marcam a trajetória deste grupo. Posicione-se de forma crítica e atente para as normas ao usar referências de outros autores. (2,5 pontos)
Na antiguidade segundo afirmava Aristóteles retratando uma classe dominante da época afirmava que a surdez comprometia o intelecto e que a fala oral era indispensável para a compreensão das ideias das pessoas. Já na idade media acreditava-se que os surdos deveriam ser salvos, sendo recolhidos em abrigos de caráter assistencial, surgindo entre esses surdos asilados as primeiras formas de comunicação gestual, constituindo a base das línguas sinalizadas.Nos séculos XVI e XVII surgiram as primeiras tentativas de educação das pessoas surdas por meio dos serviçais que trabalhavam para a nobreza e ricos comerciantes. Cardano , medico e filosofo, expos suas ideias contrariando Aristóteles dizendo que é possível compreender as ideias sem falar ou ouvir e que a inteligência e a surdez são coisas distintas.O século XX trouxe consigo uma grande revolução, com a comercialização de aparelhos de surdez. Em 1951, foi fundada a Federação Mundial de Surdos, em Roma. Em 1960 a língua de sinais voltou a tomar copro no cenário acadêmico, como uma língua com características equivalentes a qualquer outra língua oral.
O século XXI chegou trazendo varias promessas resultadas de anos de lutas, formando-se vários grupos e associações de surdos em todo Brasil. Em Santa Catarina, por exemplo, foi organizado o primeiro curso de pedagogia para surdos na modalidade a distancia. Finalmente o Brasil reconheceu a Libras como língua em 2002 após muitas lutas da comunidade surda do Brasil por meio da lei 10436.
2. Leia o texto "Confidência" postado na MIDIATECA. Busque em outras fontes o conceito de ALTERIDADE, copie-o (não esqueça de referendar devidamente a autoria). Logo após, desenvolva um texto argumentativo em até 12 linhas refletindo sobre o depoimento da autora surda e o conceito pesquisado. (2,0 pontos)
O significado da palavra alteridade possui o sentido de colocar-se no lugar do outro numa relação interpessoal junto com a consideração, valorização e dialogando com o outro. O significado da palavra alteridade possui o sentido de colocar-se no lugar do outro numa relação interpessoal junto com a consideração, valorização e dialogando com o outro.
A prática da alteridade leva ao ato da cidadania estabelecendo uma relação pacífica e construtiva com a diferença, conforme se identifique e aprenda a aprender com o contrário.
O choque sempre ocorre, a partir do momento em que duas ou mais culturas encontram-se, mas isso é necessário para que haja a troca de informações entre eles, numa relação interpessoal.
Quando falamos da cultura surda vemos a necessidade de despertar a sociedade para o descaso de grande parte das instituições públicas para com os Surdos. Não se pode pensar a alteridade de uma pessoa a partir de sua deficiência, isto seria aniquilar a própria essência do homem. Estamos falando de um ser humano, e não
...