Linguagens Latinas Forenses
Exames: Linguagens Latinas Forenses. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: hiltonjlemes • 24/9/2013 • 988 Palavras (4 Páginas) • 692 Visualizações
1- Introdução
A linguagem latina forense é de extrema importância ao conhecedor do Direito uma vez que esta é usada constantemente pelos tribunais e colegas de profissão. A utilização destas palavras não é mero diletantismo. Pois as expressões latinas vem desde os tempos de Roma até hoje.
Sabbag(2006) apud Rodrigues (2000), “ podem-se firmar duas funções para as expressões e brocados latinos. A primeira delas é a linguagem apurada, uma vez que o Direito atual mantém ou recupera, pela denominação original, os institutos que, na maioria das vezes, surgiram no Direito Romano. Assim, as expressões latinas revelam técnica da linguagem, pela referência específica a tais institutos. Por outro lado, servem as aludidas expressões – ainda no que atine à linguagem – para revelar erudição do enunciador, porque constituem termos de rara aplicação e conhecimento”.
Usar expressões latinas de maneira incorreta pode levar ao preciosismo condenável, a maneira correta é usá-la de forma harmônica e clara, passando toda mensagem que pretende, com objetividade.
Para Sabbag(2006) o Direito e o latim são elementos indissociáveis em todos os ordenamentos calcados originariamente no Direito Romano.
2- Desenvolvimento
2.1- Mutatis mutantis
Significa “mudando o que deve ser mudado”, ou “ com a devida alteração dos pormenores”, ou ainda em outras palavras “com as devidas modificações”, “com os devidos descontos”.
Exemplos:
Tem o pai vários deveres para com o filho; “mutatis mutantis”, tem o filho iguais deveres para com o pai.
2.2 – A priori
Significa “anterior à experiência”, “anterior à verificação experimental”, “ apresentado como hipótese”, “preconcebido, sem fundamento”, “ de antemão”, seguindo este contexto “a priori” vem de encontro com o método que conclui pelas causas e princípios.
“a priori ratione quam experientia” esta expressão de maior extensão que significa “ por um raciocínio anterior à experiência”, que passa idéia de um princípio que eu faço valer antes de mais nada e que não abro mão.
Exemplo:
Não me agrada julgamento “a priori”, todavia o homem tem um comportamento intragável.
2.3 – In casu
Significado: quer dizer “no caso”.
Exemplo: Não pode prosperar, “in casu”, o argumento expendido pelo Réu.
2.4 – Venia concessa
Significado: Para se valer de um pensamento, e não desrespeitar à opinião daquele com quem se fala, deve-se valer de expressões estereotipadas, que permitem a passagem da idéia contraposta com elegância e respeito.
Exemplo: Na verdade, “venia concessa”, revela-se descabida a prova.
2.5 – In Verbis
Significado: Para dar-se fidedignidade ao que se fala, para dar autenticidade da informação transmitida.
Exemplo: O artigo dispõe, “in verbis”, que a exceção existe para incentivos fiscais destinados a promover p equilíbrio socioeconômico entre as diferentes regiões do País.
2.6 – Ex Positis
Significado: Esta expressão arremete ao fechamento do que pretende arrazoar, a fim de conferir a concatenação aos articulados do texto. Pode ser substituído por “do exposto”, “ante o exposto”, “perante o exposto”.
Exemplo: “Ex positis”, merece o Autor a concessão da tutela antecipada, uma vez cristalina a presença dos pressupostos autorizadores do provimento emergencial.
2.7 – Ex vi
Significado: tem sentido de “por força de”, esta expressão deve ser usada ao lado de artigos, incisos ou disposições legais.
Exemplo: “Ex vi” do art. 150, I, da CF, o princípio da legalidade tributária é aquele segundo o qual o tributo deve ser instituído ou majorado por meio de lei.
2.8 – In albis
Significado: quer dizer “em branco”, isto é, refere-se ao transcurso de prazo sem nenhuma providencia pertinente.
Exemplo: A perda do prazo foi inevitável: houve o transcurso “in albis”. / Houve o esgotamento “in albis” do prazo.
2.9 – In pari causa
Significado: tem o sentido de igualmente, no mesmo caso.
Exemplo: O Tribunal decidiu “ in pari causa” de modo favorável à tese ora ventilada nos autos.
2.10 – Pari passu
Significado: quer dizer lado a lado, a passo igual, em igual tempo.
Exemplo: O sucesso e o esforço caminham “pari passu”.
2.11 – Abolitio Criminis
Significado: Abolição do Crime
Exemplo: Tendo em vista o Art. 2º do Código Penal Brasileiro “abolitio criminis” o ato praticado pelo réu...
2.12 – A contrario sensu
Significado: Pela razão contrária
...