MATEMÁTICA SOBRE O SERVIÇO DE EMPRESAS
Projeto de pesquisa: MATEMÁTICA SOBRE O SERVIÇO DE EMPRESAS. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: bocadesapo • 27/5/2014 • Projeto de pesquisa • 3.005 Palavras (13 Páginas) • 224 Visualizações
INTRODUÇÃO
A contabilidade foi aos poucos se transformando em um importante instrumento para se manter um controle sobre o patrimônio da empresa e prestar contas e informações sobre gastos e lucros tanto ao ambiente interno como externo. Encontra-se atualmente dividida entre contabilidade de custos, gerencial e financeira, mas ambas direcionam-se para um mesmo fim, que é manter a saúde da empresa, proporcionando segurança em suas ações presentes e futuras.
Ela é fundamental dentro de uma empresa, direcionando seus negócios e monitorando seus custos e despesas além de fornecer informações ao ambiente externo, principalmente aos órgãos reguladores, como o Estado, com a qual as empresas precisam prestar contas. Através da contabilidade, torna-se possível obter informações fundamentais e necessárias na hora de serem tomadas decisões por parte dos gestores, visando o atingimento de metas, controlando as aquisições e o consumo dos produtos pela entidade jurídica, definindo diretrizes que a empresa deverá seguir, e mantendo um controle sobre todo o patrimônio que a empresa possui.
No mercado globalizado, os produtos precisam de qualidade superior, competitividade, sendo uma das mais essenciais características um preço baixo para conseguir consumidores e mantê-los com recíproca fidelidade. É preciso então, que a contabilidade interaja com a gerência na busca de melhores soluções para concorrer com um mercado altamente competitivo, possibilitando maiores certezas de lucro para a empresa. Seu estudo tem sido de grande importância para todos aqueles que trabalham na organização, pois se tornou fundamental para auxiliar no planejamento, no controle e na tomada de decisões dentro de uma empresa, sendo peça fundamental para que as metas sejam atingidas e se busque o resultado positivo.
Nessa produção textual, procuramos abordar quatro fatores intrínsecos ao andamento das organizações: o uso de dados matemáticos, influências do ambiente externo, aspectos jurídicos e conceitos ligados à contabilidade
A MATEMÁTICA A SERVIÇO DAS EMPRESAS
No texto “Cenário é de Otimismo para as pequenas empresas gaúchas”, pudemos observar diversos dados estatísticos através de pesquisas e estudos abordando temas diversos, que auxiliam o profissional contábil no seu trabalho.
A estatística tem várias vertentes, pois ela pode trabalhar de diversas formas, pode servir para descrever os dados coletados e apresentá-los em gráficos ou relatórios, para que possam ser testados e ter seus resultados apresentados. Ela pode se restringir a uma área específica, a fim de melhor avaliar seu objeto e obter resultados melhores, tais como a estatística comercial, a estatística econômica, a estatística social, dentre outras.
Enfim, a estatística é instrumento muito útil para todos, especialmente para uma empresa, pois, a empresa trabalha utilizando informação, dados, entretanto, tais dados devem ser confiáveis, seguros e verdadeiros, e esta confiança, segurança e veracidade é fornecida pela estatística, que por utilizar métodos matemáticos trabalha com uma margem de erro bem pequena.
Ela é um instrumento necessário para uma empresa, pois trabalha com a seleção de dados, e conseqüentemente pode ajudar muito no processo de tomada de decisão, já que isso poderá ser feito com muito mais segurança.
FATORES AMBIENTAIS DAS ORGANIZAÇÕES
Influências do ambiente externo
A sobrevivência e o sucesso das empresas dependem da relação com o ambiente externo. Em outras palavras é preciso acompanhar o que está acontecendo fora da empresa e o que poderá afetá-la, tanto positiva,
quanto negativamente.
A análise do ambiente externo é feita identificando as oportunidades, ameaças, forças e fraquezas, que de alguma forma podem comprometer os objetivos de uma empresa. As oportunidades são situações externas, atuais ou futuras que se adequadamente aproveitadas pela empresa, podem influenciá-la positivamente. Como são externos, a empresa não tem nenhum controle sobre esses fatores. As ameaças, também são situações externas, mas que podem afetar a empresa negativamente, se não forem eliminas ou minimizadas. Já as forças são características internas da empresa, tangíveis ou não, que podem ser potencializadas para otimizar seu desempenho.
Por último, as fraquezas são características internas, que se não forem trabalhadas
influenciarão negativamente o desempenho da empresa. A empresa que souber identificar as oportunidades, utilizando suas forças, eliminando e minimizando ameaças e fraquezas, tem vantagem competitiva no mercado. É preciso que o contato com o ambiente seja constante, criando uma dependência em relação ao ambiente com planejamento e monitoramento.
Atualmente as ameaças e incertezas neste ambiente, ocorrem em uma altíssima velocidade e o administrador que perceber tendências, visualizando mudanças antes que elas ocorram, passa a ter um fator para o sucesso ou para sua sobrevivência no mercado. Não é possível supor que o amanhã será sempre uma extensão do presente. As empresas devem administrar visando mudanças que representem oportunidades ou ameaças.
A dificuldade de se trabalhar com a incerteza e imprevisibilidade se deve à mudança rápida no ambiente, em função de inúmeras variáveis. E o administrador às vezes não consegue absorver e conhecer todas elas e nem mesmo perceber quais serão suas tendências e resultados. Por esse motivo, o ambiente externo pode se tornar uma fonte de restrição, limitações, coações, problemas, ameaças e contingências. A empresa tem que saber aproveitar o embalo das forças favoráveis e evitar o impacto das forças desfavoráveis, mais muitas vezes ela não consegue formular uma estratégia, mesmo identificando ameaças deste processo.
O Planejamento a serviço das organizações
O planejamento é essencial para a eficácia de uma boa administração.
...