METAS DE CONHECIMENTO
Monografias: METAS DE CONHECIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: priu18 • 27/8/2014 • 971 Palavras (4 Páginas) • 328 Visualizações
COMPRAS
Compras é um termo que pode ser definido como a aquisição de materiais, matérias-primas ou serviço dentro da empresa de acordo com as políticas específicas a cada organização, incluindo os cálculos relacionados à despesa com estocagem e depreciação, análise dos sistemas de custeio e avaliação das instalações, pelo qual se paga determinado preço. Pozo (2002, p.139) define a responsabilidade do comprador como comprar materiais com qualidade correta, na qualidade certa, no instante certo e ao preço correto, da fonte certa, para a entrega no local correto. Sendo que a eficiência na gestão de compras pode ajudar reduzir os custos, aumentar a qualidade e a produtividade do produto, de desse modo satisfazendo os clientes. Para Martins e Alt (2000, p. 65) a gestão de compras é uma atividade fundamental para o bom gerenciamento das empresas e que influencia diretamente nos seus estoques e no relacionamento com os clientes, estando também relacionada à competitividade e ao sucesso da organização.
COMPRAS E SUA FUNÇÃO
No decorrer do tempo a função compras foi tomando um novo posicionamento muito diferente do que era antigamente. Segundo Martins e Alt (2003, p. 64), antes da primeira guerra mundial, tinha papel essencialmente burocrático. Na década de 1970, principalmente devido a crise do petróleo, viu-se a oferta de várias matérias primas diminuírem e em contrapartida os preços aumentarem.
Sendo assim, saber o que, quanto, quando e como comprar passa a ser questão de sobrevivência, neste momento a função compras passa a ter grande importância para as organizações.
Segundo Viana (2000, p. 173) o ato de comprar inclui determinação do que, de quanto e de quando comprar, estudo dos fornecedores e verificação de sua capacidade técnica, relacionando-os para consulta, promoção de concorrência, para a seleção do fornecedor vencedor, fechamento do pedido, mediante autorização de fornecimento ou contrato, acompanhamento ativo
durante o período que decorre entre o pedido e a entrega e o encerramento do processo, após recebimento do material, controle da qualidade e da quantidade.
A função de compras é parte do processo de logística da organização e tem fundamental compromisso de cuidar para que os níveis de estoque da empresa estejam sempre equilibrados. Portanto a evolução da função compras ocorreu, principalmente, devido à globalização, a qual desenvolveu fornecedores mais especializados, graças ao surgimento da internet e a evolução das tecnologias, responsável atualmente pela realização de grande parte dos negócios no mundo inteiro.
OBJETIVOS DE COMPRAS
Segundo Pozo (2004, p. 150) um dos objetivos de compras é, “a capacidade de comprar materiais e produtos na qualidade certa, na quantidade exata, no tempo certo, no preço correto e na fonte adequada”.
Os objetivos de compras segundo Martins e Alt (2003, p. 67) devem ser alinhados aos objetivos da empresa como um todo, tendo em vista o melhor atendimento ao cliente externo e interno. A utilização de tecnologias cada vez mais sofisticadas e atuais como o EDI, a internet e cartões de crédito, tem tornado a função compras extremamente dinâmica.
Pozo (2004, p. 150) conceitua que as metas fundamentais para a gestão de compras seriam:
Permitir continuidade de suprimentos para o perfeito fluxo de produção;
Coordenar os fluxos com o mínimo de investimentos em estoques e adequado cumprimento dos programas;
Comprar materiais e produtos aos mais baixos custos, dentro das especificações predeterminadas em qualidade, prazos e preços;
Evitar desperdícios e obsolescência de materiais por meio de avaliação e percepção do mercado;
Permitir à empresa uma posição competitiva, mediante negociações justas e credibilidade;
Manter parceria com os fornecedores para crescer junto com a empresa.
ATIVIDADES
...