Mais Ciência
Pesquisas Acadêmicas: Mais Ciência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Geese • 3/10/2013 • 1.700 Palavras (7 Páginas) • 260 Visualizações
O que é Sociologia?
Resposta:É o estudo sistemático do comportamento social e dos grupos humanos.Aborda principalmente a influência das relações sociais nas atitudes das pessoas e no seu comportamento, e como as sociedades mantêm sua estabilidade e sofrem mudanças.Uma das características mais importantes da Sociologia é a sua preocupação com a desigualdade institucionalizada, ou estratificação social.
Como se deve fazer uma pesquisa social?
Resposta: Elaborando um projeto de pesquisa com objeto de investigação delimitado, com objetivos gerais (e específicos) e hipóteses bem discriminadas; além de ter clareza sobre como e onde coletar dados e quais as técnicas de pesquisa a serem utilizadas.É importante também saber analisar dados a partir de um background teórico – analítico sociológico e saber expor os resultados da pesquisa de forma adequada.
Segundo Reinaldo Dias os passos de uma pesquisa social são os seguintes:
1. Definir claramente o problema a ser investigado – efetuar um levantamento bibliográfico;
2. Formular uma hipótese que possa ser testada;
3. Escolher o tipo de pesquisa que será adotado – bibliográfica, descritiva ou experimental;
4. Efetuar o levantamento de dados;
5. Analisar e discutir os resultados;
6. Obter uma conclusão.
Objetividade e Neutralidade do pesquisador em Ciências Sociais:
Objetividade: Ver e aceitar os fatos como são e não como desejaríamos que fossem.
Neutralidade: A ciência o compromete eticamente tanto com os seus critérios de verdade ( e de verificação da verdade), quanto com as transformações do mundo que possam resultar das aplicações de suas descobertas.
Aula Tema 2: Cultura
Cultura – O indivíduo só é humano por possuir cultura , em contrapartida só encontramos a cultura junto a seres humanos.Todos os grupos humanos(povos, nações) possuem cultura, e não podemos graduá – la como melhor ou pior .Ao emitirmos um juízo de valor sobre determinada cultura estamos apresentando o ponto de vista de nossa própria cultura do que é certo ou errado, feio ou bonito, melhor ou pior.
Etnocentrismo - É a atitude característica de quem só reconhece legitimidade e validade às normas e valores vigentes na sua cultura ou sociedade. Tem a sua origem na tendência de julgarmos as realizações culturais de outros povos a partir dos nossos próprios padrões culturais, pelo que não é de admirar que consideremos o nosso modo de vida como preferível e superior a todos os outros. Os valores da sociedade a que pertencemos são, na atitude etnocêntrica, declarados como valores universalizáveis, aplicáveis a todos os homens, ou seja, dada a sua "superioridade" devem ser seguidos por todas as outras sociedades e culturas.
É possível dizer que existe uma única cultura brasileira e um único modo de ser brasileiro? Por quê?
Sim, com a miscigenação o brasileiro incorporou tradições de povos que formaram esta nação e adaptou as tradições, culinárias, crenças ao modo brasileiro, como a cachaça que foi criada nos engenhos como substituto para a bagaceira portuguesa, aguardente derivada do bagaço da uva.
Considerando o complexo cultural referente à sociedade brasileira, retomem os debates no fórum para, desta vez, pensarem exemplos de posturas etnocêntricas que podem ser verificadas entre os brasileiros nos julgamentos feitos sobre “outros” brasileiros. Busquem, na Internet, imagens que ajudem na reflexão sobre este contexto. Lembrem-se de citar as fontes e os respectivos links, obedecendo aos critérios dos direitos autorais.
O ministro Francisco Graziano não teve intenção de desqualificar os nordestinos, ao associar, numa frase infeliz, a migração para as grandes cidades, como São Paulo, à criminalidade. Certamente ele quis dizer que a miséria estimula a violência e a migração, em tempos de pouco emprego, é um ingrediente de degradação urbana.
Mas o preconceito entre determinado tipo de paulistanos contra os nordestinos existe e, assim como o preconceito racial, não é discutido nem assumido. Não são poucos os que vêem os migrantes (assim como eram vistos imigrantes) não como gente disposta a prosperar e trabalhar, mas estorvos que geram pobreza e mesmo a violência. Crianças paulistanas acostumam-se a ouvir o substantivo "baiano" transformado em adjetivo genérico e negativo para os nordestinos.
Há um indício claro deste preconceito, graças em larga medida ao próprio poder público. São Paulo é a maior cidade nordestina do Brasil, mas até hoje ( e quase ninguém nem sequer pensa no assunto) imaginou-se um museu para contar a presença dos nordestinos, ao contrário do que existe para italianos, espanhóis, portugueses e judeus. Nas novelas, os personagens heróicos de São Paulo são europeus, quase nunca ( para não dizer nunca) brasileiros que migraram.
Fonte: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dimenstein/gilberto/gd110203.htm
Texto: Como Superar essa Barreira Denominada Etnocentrismo:
Superar o etnocentrismo é compreender que a origem de cada cultura vem de um processo de adaptação do homem ao seu meio ambiente.Em diferentes épocas e lugares comunidades resolvem de forma diversas os seus desafios.Cada qual encontra os mecanismos de controle simbólico que melhores se adaptam a sua realidade.
A multiplicidade de culturas que se encontram num mundo onde as distâncias são cada vez menores traz assim o desafio da convivência entre os diferentes modos de vida.A relativização destes pode inviabilizar a convivência entre os diferentes grupos culturais principalmente quando ocorrem choques entre as tradições.Para evitar a intolerância ou a imposição de valores de uma cultura sobre a outra as sociedades devem reconhecer o universal(conceitos, regras e leis válidos para todos.
Já as culturas particulares devem estar abertas para negociação com outras culturas, saber abrir mão equitativamente de alguns costumes ou símbolos de uma cultura que impeçam a convivência com outras.
O constante encontro de diferentes modos de vida leva à hibridação cultural.Tradições, significados, estilos são misturados de forma que não se pode mais invocar uma exclusividade ou pureza cultural.
A tarefa de controlar as multidões se torna cada vez
...