TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Manual De Hemotransfusão

Pesquisas Acadêmicas: Manual De Hemotransfusão. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/3/2014  •  739 Palavras (3 Páginas)  •  189 Visualizações

Página 1 de 3

Manual de Normas e Rotinas

Unidade: Todas as unidades do hospital

MANUSEIO DE HEMOCOMPONENTES

ATENÇÃO: Apesar de todo hemocomponente ser testado, manipulá-lo sempre com EPIs

Certifique-se de que está usando os EPIs obrigatórios: avental de mangas longas fechado, óculos de proteção, luvas e máscaras.

1- Indicação

- Toda Transfusão de sangue ou componentes sanguíneos deverá ser

prescrita por um médico. Esta prescrição deve ser registrada no prontuário do paciente na instituição.

- É obrigatório que fique registrado no prontuário do paciente os números de registro do doador, da bolsa, volume, data e horário em que a transfusão foi realizada.

2- Supervisão

- As transfusões deverão ser realizadas por médico ou profissional da saúde legalmente habilitado (Enfermeiro, Técnico ou Auxiliar de Enfermagem) para tal, isto é, só podem ser realizadas em local em que haja pelo menos um médico presente, que possa intervir em casos de reações ou complicações.

- O paciente deverá ter os seus sinais vitais verificados e registrados antes do inicio da transfusão. Os primeiros dez minutos de transfusão devem ser acompanhados pelo médico ou profissional de saúde habilitado, que deve permanecer ao lado do paciente durante este intervalo de tempo. Durante o transcurso do ato transfusional o paciente deve ser periodicamente observado para possibilitar a detecção precoce de eventuais reações adversas.

3- Identificação do receptor ( quem vai receber o sangue)

- Imediatamente antes da transfusão, deve-se verificar com especial atenção a identidade do receptor, perguntando-se-lhe (ou a seu acompanhante) o seu nome completo.

- A identificação do receptor que consta da bolsa deve ser idêntica com a identificação do paciente; se houver qualquer discrepância, a transfusão deve ser suspensa até que o problema seja esclarecido.

- Em centros cirúrgicos, berçários ou UTI neonatais deve haver pulseiras ou braceletes identificando os pacientes, de modo a minimizar as chances de troca de sangue.

4- Condições gerais para transfusão

- Antes da transfusão os componentes sanguíneos só podem permanecer á temperatura ambiente por no máximo 30 minutos. Se este tempo for excedido, o componente deve ser descartado.

- Em função dos riscos bacterianos que existem nos hospitais, nenhum produto hemoterápico deverá ser infundido por mais de 4 horas.

- Todas as transfusões de hemocomponentes deverão ser administradas através de equipos livres de pirógenos e descartáveis, que incluam um filtro de transfusão capaz de reter coágulos e agregados.

- O não respeito a este quesito poderá determinar tromboembolismo Np paciente, podendo levá-lo até a morte.

5- Diluição ou adição de drogas nos concentrados de hemácias

- É terminantemente proibida a adição ao sangue ou componentes, de quaisquer substâncias ou medicamentos, ou sua infusão concomitante, pela mesma via que a do sangue (

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com