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Manuscritos de Paris; exprimem a essência do pensamento de Karl Marx por meio da exploração do homem

Pesquisas Acadêmicas: Manuscritos de Paris; exprimem a essência do pensamento de Karl Marx por meio da exploração do homem. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  17/9/2014  •  Pesquisas Acadêmicas  •  6.292 Palavras (26 Páginas)  •  404 Visualizações

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ETAPA 2

TRABALHO E ALIENAÇÃO

Manuscritos de Paris; exprimem a essência do pensamento de Karl Marx por meio da exploração do homem. A reprodução do capital é o fundamento principal na produção e o homem enquanto trabalhador a mercadoria básica para o funcionamento do processo produtivo. O trabalhador expropriado de sua natureza e relegado ao ganho para o mero sustento de sua necessidade primeira, a sobrevivência. Partindo dos pressupostos da economia políticas o autor expõe o trabalhador se configura como mercadoria, mercadoria barata à medida que é forçado a aumentar o volume de sua produção na proporção das exigências impostas na guerra da concorrência por mercados e na concentração de capital nas mãos de poucos. Por meio da análise histórica da economia, o autor explica a evolução das relações econômicas na sociedade demonstrando a dialética entre poderosos e oprimidos- capitalistas e proletários-conduzindo-os a permanente luta de classes. A economia política não apresenta argumentos para explicar a essência da propriedade privada e sim concebe seu processo material real por meio de fórmulas ( gerais e abstratas)que servem como leis,entretanto não as compreende, isto é, não explica a sua derivação da essência da propriedade privada. Em suas palavras, a Economia políticas não fornece “nenhuma explicação da base para distinguir o trabalho do capital, o capital da terra”, apenas os admite; “ as únicas forças propulsoras reconhecidas são a avareza e a guerra entre .os gananciosos, a competição. No sistema de alienação-“propriedade privada,ganância,separação entre trabalho ,capital e terra, troca é competição, valor e desvalorização do homem, monopólio e competição”- o trabalho é exterior ao homem,não compõe a sua essência. O trabalho imposto, forçado não satisfaz as necessidades do homem tão somente se constitui em meio de recebimento de um salário para garantir a sua sobrevivência. Marx expressa a alienação do trabalhador como o seu objeto da seguinte maneira: Quanto mais o trabalhador produz menos tem para consumir; quanto mais valor ele cria menos vale; quanto mais aperfeiçoado seu produto mais grosseiro se faz;quanto mais civilizado o produto mais bárbaro o trabalhador; quanto mais poderoso o trabalho mais frágil o trabalhador; quanto mais inteligência revela o trabalho mais decai o trabalhador em inteligência e se torna um escravo da natureza. Uma conseqüência direta da “alienação do homem com relação ao produto de seu trabalho, á sua atividade vital e sua vida como membro da espécie: o homem fica alienado dos outros homens” . Uma vez sem trabalho o homem não existe para o capital e vice-versa, isto é, o trabalhador só é trabalhador enquanto existe como capital para si mesmo, e só existe como capital quando há trabalho para ele. Portanto, o homem só existe para a Economia políticas enquanto trabalhador em pleno exercício se suas atividades produtivas.

ÉTICA E VIDA SOCIAL

No dia a dia deparamos com situações que depende daquilo que consideramos bom, justo ou moralmente coreto. Toda vez que isso ocorre, estamos diante de uma situação que envolve um julgamento moral, apartir do que vamos orientar nossa ação. A comparação do homem com os animais é que somente ele tem sentimento do bem e do mal. O termo ética deriva do grego ( ethos) (caráter, modo de ser de uma pessoa) ética é um conjunto de valores morais e princípios que norteiam a conduta humana na sociedade. A ética serve para que haja um equilíbrio e bom funcionamento social, possibilitando que ninguém saia prejudicado, a ética embora não possa ser confundida com leis, está relacionada com o sentimento de justiça social. A ética construída por uma sociedade com base nos valores históricos e culturais. Na filosofia a ética é uma ciência que estuda valores e princípios morais de uma sociedade e seus grupos. Assim, a ética abrangia os campos que atualmente são dominados por: antropologia, psicologia, economia, pedagogia. . Uma visão clássica de ética pode ser vista e encontrada na obra. ”Ética de Spinoza”

EMANCIPAÇÃO SOCIAL E CULTURAL

Convergências nas propostas de Freire e Habernas: A educação popular se impõe o desafio de construir novas alternativas que transcedem as formas ou modelos tradicionais de organização social. Entendemos ser possível partirmos de Freire e Habernas com o objetivo de discutir a fundamentação de projeto se sociedade emancipada, verdadeiramente democrática e cidadã. Faz-se necessário problematizar o contexto sociocultural em que vivemos de um mundo cada vez mais fragmentado, apático e sem esperanças no futuro. Essa discussão não pode fechar-se,em um círculo vicioso da crítica fácil, mas o desafio é a construção de propostas concretas para superar dialeticamente os processos socioculturais desumanizantes construindo,igualmente, novas bases,filosófico científicas capazes de orientar um projeto emancipatório de sociedade.Freire esta na origem da educação popular, ele foi um dos pioneiros a problematizar os desafios concretos que impulsionaram a articulação de lutas organizadas a partir de movimentos populares em direção à transformações das realidades sociais opressoras, pela coragem e pela postura coerente de humildade e alto-crítica a proposta freireana convergiu para um grande movimento de práxis transformadora que emergiu da realidade social latino americano,que configuram vários lideres intelectuais e educadores do mundo todo.Esse desafio continua até hoje e requer de nós, um compro a forma implícita em uma fecunda visão antropológica da qual propõe a construção de um novo sentido, uma vocação, e uma razão de ser que vai muito além das relações opressoras e alienantes hoje existentes em níveis intoleráveis pelo bom senso humano, a vocação do ser humano é humanizar-se, ser mais , construir-se cada vez mais livre e socioculturalmente evoluído. A natureza humana não é uma priori, mas vai construindo-se a partir da afirmação e, ou do modo de vida dos povos, culturas e pessoas em sua existência concreta. A contribuição da esfera pública popular reside na prática comunicativa, que torna-se

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