Maquiavel E Machado De Assis
Casos: Maquiavel E Machado De Assis. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: naraabreu • 18/5/2014 • 221 Palavras (1 Páginas) • 721 Visualizações
Este conto é um diálogo que se dá entre pai e filho, após o jantar comemorativo de 21 anos deste. Estando os dois a sós, o pai aconselha ao filho tornar-se um Medalhão, ou seja, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama. Ele passa, então, a tecer uma teoria de como o filho conseguiria isso, aconselhando-o a mudar seus hábitos e costumes, anulando seus gostos e opiniões pessoais. O filho deveria sempre se manter neutro perante tudo, possuir um vocabulário limitado e conhecer pouco, e sempre preferir um humor mais simples e direto ao invés da ironia, que requeria certo raciocínio e construção imaginativa. Após muitos outros conselhos, o pai termina a conversa admitindo que suas palavras têm certa semelhança com a obra "O Príncipe", de Maquiavel.
Objetivando analisar a escrita literária sob uma ótica político-sociológica, as linhas que seguem buscará estabelecer, ainda que de forma tímida, um diálogo entre Literatura e Política, História e Sociologia. Para tal intento far-se-á uso da obra de Maquiavel e do conto de Machado de Assis, respectivamente O Príncipe e Teoria do Medalhão. Para Bosi, “o objeto principal de Machado de Assis é o comportamento humano.” Diante dessa afirmação, cuja comprovação pode ser encontrada nas palavras e nos pensamentos das pessoas que de forma tão singular se escondem nas entrelinhas das obras de Machado de Assis.
...