Marketing Pessoal
Trabalho Universitário: Marketing Pessoal. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: marcelotj • 14/7/2014 • 1.331 Palavras (6 Páginas) • 340 Visualizações
RESUMO
Este artigo tende a demonstrar a importância em torno do marketing pessoal e a sua influencia perante o mercado de trabalho, onde aquele que melhor sabe "se vender", melhor será recebido pelo mercado. Muito alem de boa apresentação o marketing pessoal atualmente pode ser fundamental para um futuro promissor dentro de um mercado que busca cada vez mais profissionais que saibam vender o seu produto, começando por aquele produto mais especial que é a sua própria imagem.
Palavras-chave: Marketing Pessoal - Imagem Pessoal - Se Vender
2 - INTRODUÇÃO
Partindo do conceito de Kotler (2000, p.36), onde ele diz que "Marketing Pessoal é (...) uma nova disciplina que utiliza os conceitos e instrumentos do marketing em benefício da carreira e das vivências pessoais dos indivíduos, valorizando o ser humano em todos os seus atributos, características e complexa estrutura".
Já segundo Sady Bordin Filho (2002, p. 103), que “A imagem pessoal é como uma gripe no mercado, pessoas estarão dispostas a pagar se realmente acreditar que vale a pena investir”, iremos levantar alguns pontos fundamentais, outros importantes e ainda alguns os quais podem acabar estragando o seu marketing pessoal, o forma que os outros estão lhe vendo na maioria do tempo, mesmo ate quando você acha que não esta sendo observado.
3 - DESENVOLVIMENTO
Um assunto bem atual dentro das organizações e ate mesmo em nosso dia a dia são as redes de relacionamentos, o tão falado networking, a forma que você se envolve e consegue ser envolvido dentro dos grupos esta dentro de um tema ainda mais aberto que é o marketing pessoal.
O problema é que muito se fala muito se escreve sobre o assunto e sempre existem lacunas em aberto, fazendo com que ainda exista uma grande confusão sobre o que realmente podemos dizer que é Marketing Pessoal. Da mesma forma que marketing é confundido com propaganda, fato parecido ocorre quando o assunto é marketing pessoal e divulgação da imagem, ou a forma de aparecer.
Para John Westwood (2007), marketing é "provisão de bens ou serviços que correspondam às necessidades do cliente, ou seja, o marketing envolve descobrir o que o cliente quer, criar e adaptar um produto que corresponda ao que o cliente deseja e, ao mesmo tempo, fazer com que a empresa produtora tenha lucro". A palavra marketing evoluiu do verbo para o substantivo, onde manteve a sua essência de "ação exercida no mercado".
Segundo Kotler (2004) "o Marketing é a capacidade de conquistar e preservar clientes e é muito mais que um departamento de vendas [...] é um processo ordenado e criativo de pensar e planejar para os mercados". Esses são os pontos de vistas usados para dentro as organizações, a onde a propaganda vem a ser apenas uma parte do marketing.
Quando falamos de Marketing Pessoal, temos que ter a noção que todos nós somos "um produto a mais" dentro do mercado de trabalho, ou de outra forma podemos nos considerar uma empresa e tratar o marketing usando dentro da organização como o nosso marketing pessoal, muito daquilo que é usado por uma organização como estratégia, afinal somos pessoas e não produtos e/ou empresas, então com esta adaptação passaremos do Marketing, para o Marketing Pessoal.
A estratégia baseada nos conceitos do marketing para criação e divulgação de uma imagem pessoal positiva. Pode-se entender que quando os conceitos de marketing são aplicados às pessoas, estamos falando de marketing pessoal. Marketing pessoal vem a ser o saber divulgar sua imagem, fazendo com que aqueles que o vejam possam coloca-los dentro dos seus planos de retenção de talentos. Outra boa definição para marketing pessoal é a que diz que “diferente do que comumente se imagina marketing pessoal não é divulgar uma melhor imagem de nós mesmos, mas sim nos tornarmos pessoas melhores”.
“Reconhecermos nossas deficiências e investirmos fortemente em nossa qualidade”, onde o autor é desconhecido, mas ele deixa bem claro o ponto que devemos trabalhar, não devemos apenas aparecer ou vender nossa imagem, poderíamos estar fazendo uma propaganda falsa, vendemos nossa embalagem ou o conteúdo inteiro. A distribuição de cartões, o convívio em redes de relacionamentos durante eventos é apenas um passo dentro de todo um processo e não é o fundamental. Antes de nos lançarmos no mercado como um novo produto tem que nos desenvolver, nos testar e ai sim nos colocar no mercado. Isso seria uma forma de resumir o processo de desenvolvimento do marketing pessoal.
A melhor forma de valorizar o ser humano, suas características e atributos, é usando essa ferramenta chamada marketing pessoal. Um dos nomes mais respeitados da Administração, Tom Peters (2009), coloca que "uma carreira profissional é um portfólio de projetos que lhe ensinam novas habilidades, lhe conferem novos conhecimentos especializados, aumentam seu rol de colegas e reinventam você, constantemente".
Assim como produtos que vivem sofrendo mudanças e inovações para atender seu publico algo, as pessoas também passam pelo mesmo processo de mudança e melhoria.
Um bom exemplo que podemos colocar e que encontramos em nossas pesquisas é o do automóvel Gol, seu lançamento feito a 31 anos, ele é um dos poucos
...