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Maurice Duverger

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Por:   •  13/8/2014  •  304 Palavras (2 Páginas)  •  300 Visualizações

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Duverger, Maurice (n. 1917)

A política apenas tem a ver com "o poder organizado,as instituições de comando e de controlo".

Poder, "a forma de influência ou força que é estabelecida pelas normas,crenças e valores da sociedade onde se exerce".Considera,portanto,que o poder já seria um conceito normativo dado que "define a situação daquele que tem direito de exigir que os outros se verguem às suas directivas numa relação social,porque o sistema de normas e valores da colectividade na qual se desenvolveu esta relação estabelece este direito e atribui-o àquele que dele se aproveita".

"toda a política implica uma escolha entre dois tipos de solução"(

a sociedade global implica uma cultura e um carácter nacional,exigindo três elementos:articulação dos diversos grupos humanos;forte integração dos mesmos,de modo a gerar uma solidariedade profunda;uma intensidade superior à da solidariedade grupal e à da unidade nas relações com o exterior.

É evidente que Duverger toma como ponto de chegada o actual Estado-Nação e como paradigma a "nation par excelence",que por acaso também é a sua.Mas não deixa de estabelecer o quadro evolutivo das diversas sociedades globais:a tribo,a cidade antiga,o domínio senhorial feudal,a monarquia absoluta e,finalmente,o estado-Nação,com os diversos modelos do século - Estado Liberal-Capitalista,Estado -Fascista ,Estado-Socialista e Estado em vias de desenvolvimento.

considera que a nação é "essencialmente um produto da história.Tal como o homem se define pelo seu passado,como bem o notou a psicanálise,assim como ele é em cada instante a soma do que foi,e mais ainda do que acreditou que foi,assim uma nação se define pela sua história e tanto pela história imaginada como pela história objectiva,tal como foi na realidade.Da mesma maneira como o homem reconstrói em cada instante o seu passado,que escolhe certos factos,que esquece outros,que acentua as proporções de uns e que diminui as proporções de outros,assim os povos fabricam uma história artificial,que influencia profundamente os seus comportamentos e as suas instituições".

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