Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social
Trabalho Universitário: Memorial Do Processo De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: neaalmeida • 13/3/2014 • 1.153 Palavras (5 Páginas) • 615 Visualizações
SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO
SERVIÇO SOCIAL
ALUNA: GILVANEA CORDEIRO DE ALMEIDA E ALMEIDA
CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA RUA TÔ FORA
Trabalho apresentado ao Curso de Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, sob a orientação acadêmica de Jucenir da Silva Bizerra e orientação de campo de Sandra Vasconcelos Dantas.
Feira de Santana - BA
2012
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 1
2 CARACTERIZAÇÃO DO PROGRAMA RUA TÔ FORA 2
2.1 DADOS DA INSTITUIÇÃO 2
2.2 ATIVIDADES REALIZADAS 2
2.3 ESTRUTURAS FÍSICAS 2
2.4 EQUIPE 2
2.5 OBJETIVOS ESPECÍFICOS 3
2.6 ACOLHIMENTO 3
2.7 DESLIGAMENTO 3
3 PARCEIROS 4
4 RESULTADOS ESPERADOS 4
4.1 AUMENTAR 4
4.2 JUSTIFICATIVA 4
5 CONSIDERAÇÕES FINAIS 5
6 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS 6
1 Introdução
Criada para ser abrigo de crianças e adolescentes em situação de risco, a casa de acolhimento Raul Freire, mas conhecida como Programa “Rua Tô Fora!”.
Crianças e adolescentes que chegam para passar um dia acabam ficando ate um ano na instituição, sendo que a instituição não tem como abrigar estas crianças por muito tempo, pois como a casa é de passagem, acaba faltando conforto para os abrigados que permanecem por mais tempo do que o necessário.
O presente artigo tem por objetivo analisar a reduzida iniciativa do Poder Público em desenvolver, ou ao menos discutir, acerca das Políticas Públicas de inclusão do "Morador em Situação de Rua" no Brasil. Para isso, abordará a postura do Ministério do Desenvolvimento Social e de Combate à Fome (MDS) na tentativa de resgatar a cidadania desta população, através de incentivo à execução do Decreto Presidencial nº 7.053 de 23 de dezembro de 2009 que Institui a Política Nacional para a "população em situação de rua" e a criação de um Comitê Intersetorial de Acompanhamento e Monitoramento deste grupo populacional. Busca, ainda, traçar um paralelo do insculpido no referido decreto com a atual política da Secretaria Municipal de Assistência Social de Feira de Santana, que através da Frente Parlamentar para Políticas Públicas para a "população em situação de rua", criada pela Câmara de Vereadores desta municipalidade em abril de 2010, vem implementando uma política de atendimento à população de rua mais eficaz e controlada, baseada na Lei 12.316 de 16 de abril de 1997 que trata da obrigatoriedade do Poder Público Municipal de prestar atendimento à população de rua na Cidade de Feira de Santana.
1
2 Caracterização do Programa “Rua Tô Fora !”
2.1 Dados da instituição:
A casa de acolhimento Raul Freire, mas conhecida como Programa “Rua Tô Fora”, criado em 17 de Fevereiro de 2004. Secreto Municipal nº 6792 reinaugurado no dia 19 de Março de 2012, situado na Rua Rio Tocantins, bairro Santa Monica, nº 374, com funcionamento 24 horas em Feira de Santana/BA.
A sua principal características é oferecer abrigo provisório e intervenção na família das crianças/ adolescentes (0 a 18 anos) em vulnerabilidade social, visando restabelecer o vinculo familiar, através do acompanhamento e encaminhamento a programa da rede ou outros de acordo à necessidade.
2.2 Atividades realizadas:
- Horticulturas
- Jardinagem
- Atividades pedagógicas
- Desenhos livres, leitura compartilhada
- Atividade escrita, brincadeiras educativas, oficinas de artesanatos.
2.3 Estruturas Físicas: Terreno-recepção, depósito de material de limpeza, conforto do educador social, banheiro, dormitório masculino é feminino todos com banheiros cozinha, brinquedoteca, sala de tv, berçário.
2.4 Equipe: Aline Magalhães – Coordenadora, Aparecida Fonseca – Educadora Social, Deise Oliveira – Educadora S0ocial, Dyonice Santos – Agente de Portaria, Edna Alves – Educadora Social, Ivonete Santos – Educadora Social, Maria das Graças Silva – Educadora Social, Maria de Lurdes – Pedagoga, Maria Rita de Jesus – Cozinheira, Rosimeire Salles – Educadora Social, Sandra Vasconcelos – Assistente Social, Vanessa Ribeiro – Psicóloga.
2
O trabalho realizado pelos educadores sociais vem sendo de grande valia para a melhoria de comportamento dos acolhidos. Elas são responsáveis pela disciplina e cumprimento das atividades que os mesmo desenvolvem (atividades pedagógicas recreativa, trabalhos manuais e etc...).
O atendimento com assistente social e psicólogo e pedagogo é feito todos os dias na semana, no turno matutino onde desenvolvem também outras atividades.
O acompanhamento familiar acontece através de visitas domiciliares e reuniões no programa, com a finalidade de
...