Memorial Dos Processos De Institucionalização Do Serviço Social
Pesquisas Acadêmicas: Memorial Dos Processos De Institucionalização Do Serviço Social. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Janainalface • 3/2/2014 • 251 Palavras (2 Páginas) • 439 Visualizações
1. Introdução:
O presente trabalho tem como objetivo refletir sobre a origem histórica da profissão (Serviço Social), analisar os avanços, as demandas atuais e a contribuição para o desenvolvimento da profissão.
2. Desenvolvimento:
O Serviço Social é uma profissão de curso superior, cujo objeto de intervenção é as expressões multifacetadas da questão social. Tem contribuições da Sociologia, Psicologia, Economia, Ciência Política, Antropologia e Ética. É uma profissão de caráter sócio político, crítico e interventivo, que se utiliza de instrumental científico multidisciplinar das ciências humanas e sociais para análise e intervenção nas diversas refrações da “questão social”, isto é, no conjunto de desigualdades que se originam do antagonismo entre a socialização da produção e a apropriação privada dos frutos do trabalho.
A profissão surge no final do século XIX, em 1998, na cidade de Nova Iorque, Estados Unidos, com a ascensão da sociedade burguesa; com o aparecimento das classes sociais, a burguesia (classe social dominante) necessitava de um profissional que cuidasse da área social assistindo a classe proletária. Dessa forma a classe dominante exerceria certo controle sobre os proletários. No momento não existia uma metodologia ou teoria acerca da profissão ou o que era a mesma. Podemos dizer que a primeira localização do serviço social como profissão situa-se no processo de reprodução das relações sociais, sendo entendido nesse primeiro momento como uma atividade auxiliar e subsidiária no exercício do controle social e difusão da ideologia da classe dominante entre a classe trabalhadora.
O Serviço Social atua nas expressões da questão social para relativização da problemática social
...