Metodologia Do Trabalho Acadêmico
Artigo: Metodologia Do Trabalho Acadêmico. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: ROSANEcaracoles • 15/12/2014 • 1.142 Palavras (5 Páginas) • 2.600 Visualizações
Metodologia do Trabalho Acadêmico
Modulo 2:
1 -Explicações míticas e religiosas foram antepassados da ciência moderna por:
a- darem importância central aos seres humanos na ordem das coisas
b- determinarem códigos de conduta baseados na ordem cósmica
c- oferecerem explicações de alguns fenômenos naturais
d- determinarem a hierarquia dos componentes da natureza
e- permitirem a experimentação e a verificação
Resposta: Letra C
Justificativa: “As explicações míticas e religiosas foram antepassados da ciência moderna, não por darem importância central aos seres humanos na ordem das coisas nem por determinarem códigos de conduta baseados na ordem cósmica, mas por ao mesmo tempo oferecerem explicações de alguns fenômenos naturais — apesar de essas explicações não se basearem em métodos adequados de prova nem na observação sistemática da natureza.”
2- As ciências matemáticas começaram a desenvolver-se na Idade Antiga e apresentaram:
a- resultados duvidosos e de difícil comprovação
b- resultados duvidosos e de difícil comprovação
c- resultados matemáticos importantes como o teorema de Pitágoras
d- resultados que separavam a ciência da religião
e- mais dificuldades que resultados
Resposta: Letra C
Justificativa: Conforme o texto :” Pitágoras descobriu resultados matemáticos importantes (teorema de Pitágoras), apesar de não se saber se terá sido realmente ele a descobrir o teorema ou um discípulo da sua escola”
3- Durante a Idade média, na Europa, predomina a religião cristã que tendia para encarar o conhecimento, sobretudo o conhecimento da natureza:
a- de uma maneira religiosa
b- de uma maneira filosófica
c- de modo a unir a religião com a herança grega
d- de forma a prestigiar o método científico
e- como assunto dos professores e cientistas
Resposta: Letra A
Justificativa: ‘’O nosso destino estava nas mãos de Deus e até a natureza nos mostrava os sinais da grandeza divina. Restava-nos conhecer a vontade de Deus. Para isso, de nada serve a especulação filosófica se ela não for iluminada pela fé. E o conhecimento científico não pode negar os dogmas religiosos e deve até fundamentá-los.’’
Módulo 3:
4- Assinale a alternativa INCORRETA. Na Idade Moderna, preparada pelo Renascimento:
a- Galileu apresenta as provas que davam razão à teoria heliocêntrica
b- passa-se a ignorar os cálculos matemáticos
c- passa-se a criticar o saber livresco
d- passa-se a valorizar a observação direta e rigorosa
e- passa-se a experimentação e a técnica
Resposta: Letra B
Justificativa: Foi Galileu quem aplicou pela primeira vez o novo método, o método experimental, defendendo-o como o meio adequado para chegar ao conhecimento; finalmente, deu à ciência uma nova linguagem, que é a linguagem do rigor, a linguagem matemática.
5- Na idade moderna, a ciência separa-se da filosofia e a natureza passa a ser vista como:
a- uma dádiva divina
b- um artefato técnico
c- um mistério, inacessível ao homem
d- um organismo vivo
e- uma ilusão dos sentidos
Resposta: Letra B.
Justificativa: Conforme conteúdo do estudo: “A natureza passa a ser vista como um artefato técnico, uma máquina, sendo o seu conhecimento acessível ao homem. (...)”
6- “...os critérios de verdade, cientificidade e objetividade que fundamentam o fazer científico foram convertido em um mito da prática científica, aparecendo como a garantia para alcançar um conhecimento verdadeiro e convertendo-se no único caminho aceitável e válido para a comunidade científica, no processo de conhecer a realidade. Este mito se expressa, na prática médica, na ilusão da possibilidade de acabar com as enfermidades, se determinados procedimentos freqüentemente de ordem técnica forem empregados.”
A afirmação acima refere-se ao:
a- mito da cientificidade
b- mito da tecnocracia
c- mito do progresso
d- mito do especialista
e- mito da técnica
Resposta: Letra A
Justificativa: Difunde-se a crença na verdade absoluta do conhecimento científico, que caminhava para a resolução de todos os enigmas do universo. O único verdadeiro.
7- Aristóteles viveu cerca de 300 aC. Ele era um aluno de Platão e o tutor de Alexandre o Grande. Há quem diga que Aristóteles foi o primeiro cientista. No entanto, no que se refere à física, especialmente a física de queda de objetos, Aristóteles fez afirmações como "... o movimento descendente de uma massa de chumbo ou ouro ou de qualquer outro organismo dotado de peso é mais rápido em proporção ao seu tamanho. .. "
Estas declarações foram tomadas, pelos estudiosos medievais como "objetos têm queda mais rápida na proporção do seu peso."
Tome um pesado objeto, digamos um livro, e outro objeto leve, digamos um lápis, e deixe cair em conjunto a partir da
...