Mudanças Sociais
Dissertações: Mudanças Sociais. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellyfa100 • 26/2/2014 • 372 Palavras (2 Páginas) • 252 Visualizações
A globalização envolve uma interação entre fatores econômicos e culturais, causando mudanças nos padrões de produção e consumo, que por sua vez produzem novas e globalizadas identidades. O deslocamento,segundo Ernesto Laclau indica que as crises globais da identidade ocorrem na sociedade moderna, remodelando as sociedades e políticas ao redor do globo. O mesmo cita que há uma multiplicidade de centros e com isso ocorrem implicações positivas, visto que, a partir da existência de vários e diferentes lugares haverá novas identidades emergentes dos quais novos sujeitos podem se expressar.
Segundo Bourdieu,os indivíduos vivem em diferentes instituições chamados de “Campos sociais”,como as famílias,instituições de educação,grupos de trabalhos e outros,e participam destes grupos exercendo graus diferentes de escolha.Distintos contextos fazem com que nos envolvamos em diferentes significados sociais.Nos posicionamos e somos posicionados de acordo com os campos sociais em que estamos atuando.
Na vida moderna há uma diversidade de posições disponíveis que podemos ou não ocupar, e as formas como representamos a nós mesmos tem mudado muito nos últimos anos. Diversas são as experiências que passamos como indivíduos: nas relações familiares e em questão das identidades sexuais, que mudadas e questionadas podem criar uma crise de identidade. A complexidade existente na vida moderna faz com que assumamos diferentes identidades e estas podem entrar em conflito.
Lorde cita que a forma em que vivemos nossas identidades sexuais é mediada pela cultura sobre sexualidade, que são produzidas por sistemas dominantes de representação. Toda prática social é marcada por símbolos e as identidades são diversas e variadas. Surgem os novos movimentos sociais, marcados por uma preocupação profunda em afirmar a identidade cultural das pessoas pertencentes a um determinado grupo oprimido ou marginalizado. Alguns membros dos novos movimentos sociais reivindicaram o direito de construir e assumir responsabilidade de suas próprias identidades. As mudanças e transformações globais nas estruturas políticas e econômicas no mundo contemporâneo colocam em relevo as questões de identidade e as lutas pela afirmação e manutenção das identidades nacionais e étnicas. As versões do essencialismo de identidades seguem duas versões: uma fundada na identidade como “verdade” da tradição e nas raízes da história e outra relacionada a uma categoria natural, em que a identidade é fixa e está enraizada na biologia. Ambos têm a concepção concentrada na construção de identidades.
...