Mídias Alternativas
Trabalho Universitário: Mídias Alternativas. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: danfst • 6/8/2014 • 212 Palavras (1 Páginas) • 246 Visualizações
Mídias Alternativas
Os diversos núcleos de produção de mídia alternativa são uma força relevante na nova forma de comunicação que vem se constituindo. Partindo da insatisfação com as mídias corporativas, que segundo alguns seriam comprometidas com os interesses do capital, os movimentos sociais visam a oferecer uma outra maneira de pensar a função transgressiva da comunicação, sendo tudo isso feito com um aparato técnico mínimo e custos irrisórios. Esses movimentos ativam a socialização do conhecimento através da disponibilização de textos e ideias de forma reorganizada, a partir de um foco de leitura possível, e, principalmente, fazendo a informação circular e produzir novas ideias. A mídia alternativa tem uma grande janela de oportunidade com a Internet. A ênfase da cobertura é sobre os movimentos sociais, particularmente, sobre os movimentos de ação direta e sobre as políticas às quais se opõem.
Neste sentido, a mídia alternativa, hoje, é um conceito da prática bem mais ampla de produção de comunicações que hoje ocorrem na sociedade brasileira, e não somente nela, constituindo movimentos que se espalham também em direção às ocupações e disputas dos espaços midiáticos e da produção de sentidos que as novas tecnologias de informação vão possibilitando, sem que ainda o capital tenha conseguido comprá-las, controlá-las, ocultá-las, silenciá-las ou absorvê-las, tais como fenômenos da indústria cultural.
...