Negociação
Tese: Negociação. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: henriquekplin • 21/5/2014 • Tese • 442 Palavras (2 Páginas) • 221 Visualizações
Etapa I
Passo I
A negociação está presente no nosso cotidiano, o que torna o desenvolvimento da capacidade de negociar absolutamente essencial, para todas as esferas de nossas vidas, desde o campo pessoal, passando pelo social e principalmente no campo profissional.
De acordo com Dante P. Martinelli, negociação pode ser compreendida como um processo que pode afetar profundamente qualquer tipo de relacionamento humano e produz benefícios duradouros para todos os participantes. E a negociação envolve três etapas-chave; a análise, o planejamento e a discussão.
Para Behr e Lima o termo negociação cujo significado estrito é atividade difícil e trabalhosa. O uso mais frequente desta atividade, concentra-se no comércio, trafico, relações comerciais, transação, combinação e ajuste.
Fisher, Ury e Hodgson definem negociação, como um processo de comunicação bilateral que envolve um elemento de pergunta e barganha. Atualmente saber negociar tornou-se fator determinante para uma vida profissional, e até mesmo pessoal, bem sucedida; trata-se de uma ferramenta cada vez mais valorizada no mundo moderno.
A negociação é um conceito em continua formação, o qual está amplamente relacionado à satisfação de ambos os lados. No passado, o negociador buscava resultados satisfatórios momentâneos; e atualmente esse mesmo negociador busca um relacionamento duradouro e continuo, para que atinjam os benefícios pretendidos.
Passo II
1. Recentemente me envolvi em uma negociação com o meu Pai. Ao saber da intenção do meu avô em vender seu automóvel, o mesmo propôs que ele comprasse o carro em Novembro de 2013, e assim que eu fosse contemplado no consórcio que já pagava mensalmente eu comprasse o carro dele. Foi uma negociação bem tranquila, pois ao saber da minha intenção em adquirir um carro e verificar que já pagava um consórcio a dois anos, meu pai propôs esta negociação, sabendo que o veículo do meu avô estava em perfeito estado e a um bom custo, também tendo a garantia de pagamento da minha parte pelo consórcio que fui contemplado no inicio deste ano e o ressarcindo deste valor.
2. Creio que seja relativo, a negociação varia de acordo com a confiança que você tem em relação a pessoa que você está negociando. Quando pude negociar com pessoas da minha família obtive sucesso, pois a minha relação com o meu Pai é de extrema confiança o que facilitou a negociação.
3. Acredito que pode auxiliar como pode prejudicar o processo de negociação, pois ambos são conhecedores da realidade do outro de acordo com suas necessidades, objetivos e ambições. Negociando com um desconhecido adotaria uma postura diferente sendo mais cauteloso e cuidadoso nos pontos abordados para a negociação
4. Vejo que os dois lados ganham, pois caso contrário não haveria motivo para que ambos os negociadores aceitassem suas respectivas propostas e concretizassem suas negociações, independente de grau de parentesco.
...