Neolitico
Resenha: Neolitico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: allisondoreto • 7/9/2014 • Resenha • 285 Palavras (2 Páginas) • 300 Visualizações
O Neolítico (Idade da Pedra Polida) foi a etapa da pré-história em que ocorreu uma das maiores transformações já experimentadas pela humanidade. Partindo de uma economia dependente dos recursos da natureza (caça, pesca e coleta) passou-se a uma economia baseada na produção dos alimentos (agricultura, criação de gado). Com o controle da produção de alimentos, surgiram novas formas de vida. Devido às grandes mudanças que trouxe, chama-se esse período de "revolução neolítica".
Quando alcançamos a entrada do Neolítico, há cerca de dez mil anos, os grupos humanos existentes já acumulavam um variado leque de saberes apreendidos graças à sua habilidade de raciocínio. Ao longo do tempo, já sabiam distinguir quais tipos de fonte de alimento eram próprias para o seu consumo. Além disso, construíam pequenas embarcações e criavam utensílios mais resistentes do que aqueles que foram inicialmente desenvolvidos.
Foi nesse contexto que uma profunda transformação passou a se desenvolver no cotidiano do homem pré-histórico. A observância da própria natureza permitiu que as primeiras técnicas de cultivo agrícola fossem pioneiramente desenvolvidas. Com isso, a garantia de alimento se tornava cada vez mais acessível e a constante necessidade de deslocamento se tornou cada vez menor. Essa transformação, que se difundiu ao longo dos próximos seis mil anos, deu origem à chamada “Revolução Neolítica”.
Conforme indicado por alguns estudiosos, essa transformação, também conhecida como “Revolução Agrícola”, primeiro ocorreu na região do chamado Crescente Fértil, ampla faixa de terras que abrangia desde o Rio Nilo, indo até o lugar onde se encontram os rios Tigre e Eufrates, local onde hoje identificamos a Síria e o Iraque. Com o passar dos séculos, o aprimoramento dessas técnicas agrícolas e a sedentarização permitiram uma dieta alimentar mais rica e um expressivo crescimento dos grupos humanos.
...