História Da Arte Período Paleolítico Superior A Neolítico
Ensaios: História Da Arte Período Paleolítico Superior A Neolítico. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Interfectrix • 21/9/2014 • 651 Palavras (3 Páginas) • 389 Visualizações
Introdução e objetivo
A arte aparece onde olhos dispostos se fixam, onde mãos constroem ideias, sem data e nem limites.
Estamos despertando um olhar para o passado, onde temos os primeiros relatos de expressão humana, com um valor artístico riquíssimo.
Temos como objetivo de apresentação contemplar sobre as pinturas rupestres e reconhecer suas diferenças entre os períodos paleolítico superior e neolítico. Observando diferenças entre obras, técnicas usadas e possíveis significados .
Período paleolítico superior
Paleolítico superior (40 – 30.000 até 10 – 8.000 A.C.)
Nesta época, o ser humano tinha uma vida nômade. Vivia da caça de animais, da pesca e da coleta de frutos e raízes. Usavam instrumentos e ferramentas feitos a partir de pedaços de ossos e pedras.
Nesta fase acredita-se que uma das formas de comunicação era das pinturas rupestres e através deste tipo de arte, o homem demonstrava sentimentos e preocupações cotidianas.
Os conceitos pictóricos são na maior parte animais com uma pequena quantidade de figuras humanas, representadas por meio de estatuetas, pinturas e gravações , tanto em pedras calcárias quanto em argila ou madeira queimada.
As figuras femininas encontradas, tem uma clara relação com o culto à fecundidade.
VÊNUS de Willendorf
Encontrada na área do Danúbio, na Áustria
com 30.000 anos
É no Paleolítico Superior que surgem as famosas Vênus Esteatopígeas. Cavadas em pequenos pedaços de pedra ou ossos, das quais a mais conhecida é a de Willendorf.
Mapa de deslocação humana
De acordo com as teorias atuais que tomam por base os objetos até hoje encontrados, a humanidade deslocou-se da seguinte maneira.
Materiais e métodos
Visualiza-se na imagem anterior, que para executar a pintura é necessário possuir alguns materiais.
Materiais e métodos
Para a pintura, foram desenvolvidas várias técnicas:
I. Pedras achatadas ou ocas foram utilizadas como pilão, outras foram usadas como tigela para pigmentos em pó ou liquido;
II. Blocos corantes usados para desenhar, também eram raspados para fornecer pó corante, como o óxido de manganês usado para traço negro, ou o ocres, que são argilas coloridas por óxido de ferro, podendo ser amarela ou vermelha.
III. O homem aplicava a tinta com as mãos, espátulas, bastonetes ou pincéis rudimentares, quando não aplicava a técnica de “pistolar” que consiste em encher a boca de tinta e soprava por um canudo de madeira ou osso. Usavam folhas e galhos para ajudar no contorno.
IV. Os pinceis eram feitos com crina de cavalo amarrada em um galho.
A Transição
É nessa época que as mudanças são mais visíveis.
A passagem do período paleolítico para o neolítico foi bastante gradual e ficou conhecida como Revolução Neolítica, visto conquistas tecnológica inquestionáveis para a sobrevivência.
As principais alterações foram:
Período Neolítico
Período Neolítico ou Idade da Pedra Polida
...