Novos conceitos em urbanismo
Resenha: Novos conceitos em urbanismo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: DDDTANK • 3/12/2014 • Resenha • 289 Palavras (2 Páginas) • 297 Visualizações
Novos conceitos em urbanismo
por Ciro Scopel*
urbanismo Novos conceitos em urbanismoO crescimento das vendas de automóveis vem criando crescentes problemas de trânsito nas cidades, o que tem levado as administrações a tomar medidas restritivas como limitar a circulação em um ou mais dias da semana, na forma de rodízio pelo final das placas e, em algumas metrópoles, o pedágio urbano.
Uma das formas de reduzir esse inconveniente é alterar o planejamento dos novos bairros que estão sendo criados, particularmente nas cidades médias, onde as dificuldades ainda não são tão grandes, mas tendem a se avolumar, mantidos os atuais parâmetros. Isso não significa alterar o zoneamento de bairros residenciais pré-existentes, que se constituem em pulmões verdes das cidades onde foram implantados, como é o caso dos Jardins em São Paulo ou de similares em cidades menores a exemplo de Aruá em Mogi das Cruzes.
O conceito da proposta é “morar, trabalhar e ter lazer” no mesmo local, o que permite a economia de tempo e menos deslocamentos. Trata-se de uma alteração importante no conceito urbanístico, que até recentemente procurava criar áreas estritamente residenciais, outras comerciais e de serviços e, em separado, os distritos industriais. O que se propõe é o crescimento inteligente das cidades, fazendo com que os bairros permitam que as pessoas possam fazer quase tudo a pé, com grande redução do trânsito de automóveis. Para isso é necessário um uso misto entre residências, empresas, comércio, e muitas áreas verdes.
Oropeza, um dos promotores da ideia, a que chama Smart Growth, costuma dizer que é uma volta ao velho urbanismo, no qual as pessoas viviam e trabalhavam no centro da cidade, algo que foi abandonado, principalmente nos Estados Unidos, onde as pessoas residem longe dos locais de trabalho, do comércio e outras conveniências.
...