O COTIDIANO ESCOLAR, UM CAMPO DE ESTUDO
Ensaios: O COTIDIANO ESCOLAR, UM CAMPO DE ESTUDO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: francarneiro • 7/10/2013 • 561 Palavras (3 Páginas) • 1.723 Visualizações
FRANCIELE APARECIDA CARNEIRO
O COTIDIANO ESCOLAR, UM CAMPO DE ESTUDO
PONTA GROSSA
2009
O COTIDIANO ESCOLAR, UM CAMPO DE ESTUDO
Os estudos sobre o cotidiano escolar surgem em meados dos anos 80, estes estudos passam a existir com a percepção de que é uma forma de estudar as interações sociais entre os sujeitos no espaço natural em que ocorrem.
Até aproximadamente os anos 90 os estudos sobre cotidiano escolar se baseavam em meros relatos dos dados coletados no ambiente escolar, mas estes estudos deixavam muito a desejar no ponto de vista teórico, que serviria para orientar e trazer avanços reais no campo de pesquisa. Precisava-se definir teoricamente esta categoria de “cotidiano escolar”, para assim entender como se dá o processo de formação cultural da escola, buscar uma maneira de não apenas levantar dados e apresentá-los, mas sim ver intensamente os elementos que formam o cotidiano, fazendo uso de um referencial teórico para assim definir os pontos mais relevantes na escolha do problema e também para ajudar na coleta de dados.
È de fundamental importância este estudo do cotidiano escolar já que através dele pode-se constatar vários aspectos que são fundamentais para a definição das políticas publicas para o controle dos sistemas educativos e para a própria formação de professores.
Certamente é muito considerável o estudo da vida cotidiana no espaço escolar para se ter uma visão de como se dá o papel socializador da escola, os indivíduos agem de diferentes maneiras todas muito particulares, eles fazem seu próprio cotidiano na maneira como enfrentam as dificuldades e convivem entre si.
O melhor meio de pesquisar o cotidiano escolar seguramente é através da pesquisa do tipo etnográfica, com observação participante, entrevistas intensivas e de relação direta do pesquisador com o objeto de estudo, desta maneira o pesquisador poderá ir além de um simples relato do que acontece no cotidiano, e poderá assim que constatar as dificuldades, auxiliar buscando melhorias e mudanças na realidade da instituição, neste momento uma base teórica é de fundamental importância para que haja uma orientação para a análise e interpretação.
O pesquisador deve prestar atenção nas quatro dimensões: subjetiva/pessoal (onde há um contato maior com os individuos), institucional/organizacional(contexto da prática escolar), instrucional/relacional(relação professor-aluno-conhecimento e sóciopolítica(contexto sóciopolítico e social), para que possa compreender o dinamismo próprio do cotidiano na escola.Precisa considerar estas dimensões de forma integrada para assim compreender significativamente as relações sociais no ambiente da pesquisa.
...