O Caráter contraditório existente no exercício profissional do Assistente Social
Por: rubeny • 15/12/2017 • Trabalho acadêmico • 257 Palavras (2 Páginas) • 230 Visualizações
Curso: Serviço Social
Disciplina: Serviço Social, Gestão e Empreendedorismo
Prof: Maria Auxiliadora
Aluna: Rubeni Fernandes de Lima
Turno: Noite Turma: 5º período Data: 20/06/2017
ATIVIDADE
COMENTÁRIO
O caráter contraditório existente no exercício profissional do Assistente Social, reflete as próprias contradições presentes nas relações sociais que compõem a sociedade capitalista. Partindo desse princípio, o profissional responde, seja atuando no campo das políticas públicas, nas empresas ou nos movimentos sociais: as demandas do capital - no sentido inclusive de garantir o controle social e reproduzir a ideologia dominante; como também, as demandas legítimas da classe trabalhadora.
QUESTÃO:
Nas condições descrita acima,faça uma análise e comente as posturas e condutas profissionais, de acordo com as exigências impostas pelo mercado de trabalho atual para o Assistente Social?
R: Atualmente o mercado de trabalho exige posturas muitas das vezes anti-éticas de seus subordinados, por exemplo, para levar vantagens em algumas situações, ou usar seus conhecimentos em prol de benefícios pessoais ou da empresas, essas são exemplos de posturas que o Assistente Social não pode compactuar, enquanto profissionais que defendem os direitos da classe trabalhadora, temos que zelar pela ética profissional e manter firmes nossa posturas, sabendo que podemos sofrer punições e penalidades senão agirmos conforme nosso Código de Ética Profissional, que nos dar bases e diretrizes para a atuação profissional, mesmo quando o nosso vinculo empregatício estiver em jogo. O nosso Código de Ética Profissional nos assegura que devemos manter a postura ética e zelar por ela em nossa profissão.
...