O Construtivismo de Jean Piaget
Por: Miriam Ferreira • 3/9/2016 • Trabalho acadêmico • 745 Palavras (3 Páginas) • 359 Visualizações
O construtivismo de Jean Piaget
Introdução
Esse trabalho de pesquisa sobre as concepções e os conceitos de Jean Piaget, tem por objetivo compreender e analisar a importância de sua teoria como base para o processo de crescimento, desenvolvimento e aprendizagem no ambiente escolar. De acordo com a visão teórica de Piaget, o ser humano assimila as coisas de maneira diferente em cada etapa da vida, o desenvolvimento ocorre por meio do equilíbrio entre a assimilação e a acomodação. Jean Piaget estimava que tanto os fatores hereditários e maturacionais como o ambiente são essenciais na construção do individuo, influenciando no seu desenvolvimento cognitivo. Ainda segundo Piaget, a organização e a adaptação são duas propensões principais do pensamento.
Desenvolvimento
O construtivismo e a base da concepção teórica de Jean Piaget que é um representante das ciências naturais, sendo que sua teoria fundamenta-se em princípios científicos. De acordo com Viotto filho, Ponce e Almeida (2009), “o conhecimento integra os fenômenos cognitivos ao contexto da adaptação do organismo ao meio, tendo a biologia - seus conceitos e métodos – como elementos fundantes da sua teoria”. Nesse sentido, pode-se dizer que a teoria piagetiana interessa-se em entender a origem e o desenvolvimento do conhecimento humano e também se propõe a conhecer as formas usadas pelas crianças para entenderem o mundo. Conforme Piaget (1978) “... há uma diferença qualitativa entre a lógica infantil (mais simples) e a lógica do adulto (mais complexa), pois os processos de construção da cognição humana se tornam complexos com o passar do tempo”.
Dentre suas pesquisas, Piaget cria algumas classes para entender o método de evolução humana tais como, a equilibração, ou seja, a busca pelo equilíbrio psíquico, que determina que todo o ser vivo possui a necessidade de viver em equilíbrio com o ambiente em que vive, do contrario não resiste a ele. Assim sendo, perante cada novo desafio o ser humano se desequilibra e, para reequilibrar-se, utiliza recursos próprios como a assimilação, que aparece quando o organismo, para entender o novo, busca sentido em suas experiências anteriores. Ainda, de acordo com Piaget, há um segundo recurso natural dos seres humanos para reequilibrar-se com o ambiente, a acomodação que se ocorre através da modificação do próprio organismo. É essencial compreendermos que os processos de acomodação e assimilação, de acordo com a teoria de Piaget, são paralelos e se transformam, proporcionando aos seres humanos enfrentar e solucionar os problemas encontrados no ambiente para que assim possam se reequilibrar e continuar em desenvolvimento. A forma de agir e pensar dos seres humanos é categorizada no esquema de Woolfolk (2000), de acordo com Piaget, a seguir:
• Estágio sensório-motor => 0-2 anos (aprox.) – a criança começa a fazer uso da imitação, memória e pensamento. Começa a perceber que os objetos não deixam de existir quando estão ocultos. Passa das ações reflexas da atividade voltadas para o objetivo;
• Estágio pré-operacional => 02-07 anos (aprox.), gradualmente desenvolve o uso da linguagem e a capacidade de pensar de forma simbólica. Capaz de pensar logicamente sobre as operações em uma
...