O Contexto Da Prática Da Assistência
Trabalho Universitário: O Contexto Da Prática Da Assistência. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mariaalinealves • 26/3/2014 • 244 Palavras (1 Páginas) • 462 Visualizações
O Contexto da Prática da Assistência
A prática da assistencia estava ligada mais a noção da caridade, se dava em bens materiais indispensáveis para diminuir o sofrimento das pessoas necessitadas. Passou por diversas mudanças uma delas com base Laicas e não mais religiosas, defendiam que cumprir a fé era responsabilidade de cada um. Cria-se a sociedade da caridade com a alta burguesia inglesa, com a igreja e o estado para racionalizar a assistência mantendo o controle social. Na nova fase da assistência social não fundamenta-se apenas nessa caridade mais sim na justiça social.Dava-se ajuda material e preocupavam-se com a vida espiritual do necessitado.
Essa sociedade foi criada para dar respostas a questão social e para garantir a expansão do capital e mais uma vez a classe dominante se uniu a sociedade de organização da caridade mais uma vez, a ciência, higiene, e a educação foram colocadas como atividades complementares nas visitas domiciliares que era para diminuiro sofrimento causado pela pobreza, atendendo os doentes e os pobres. Essa visita era um dos mais eficientes intrumentos para se fazer ações educativas.
Com a criação do curso de formação de visitadores sociais voluntários por Octavia Hill, a visita domiciliar continuava com o tipo de educação que o trabalhador tinha que ser obediente a religião, com isso eles timham acesso a vida pessoal de cada um. Também para que não tivessem motivos para fogir da grande jornada de trabalho também lhes eram feitas visitas para verificar a saúde.
...