O Criar e Manter Hábitos
Por: Susanapinto • 21/6/2020 • Artigo • 1.224 Palavras (5 Páginas) • 164 Visualizações
1 . Criar / Manter rotinas e 2. Criar e Manter Bons hábitos
“As vezes é preciso aprender a correr antes de começar a andar.” -Tony Stark (Homem de Ferro)
“Os hábitos, dizem os cientistas, surgem porque o cérebro está o tempo todo â procura de maneiras de poupar esforço.” Charles Duhigg
Diariamente tomamos decisões, aparentemente sem pensar, como se estivéssemos no piloto automático.
Começa por pensar nas três primeiras coisas que fazes ao acordar:
- Levantaste te ou ficaste sentada na cama?
- Pegaste no telemóvel?
- Foste à casa de banheiro?
- O que fizeste ao sentir o cheiro do pequeno almoço?
- Quando entraste no carro, qual foi o pé que colocaste primeiro nos pedais?
- Lembraste de como era difícil conduzir um carro quando tiraste a carta? Todas as atenções que tinhas de ter e que precisavas pensar antes de colocar o carro a trabalhar e até mesmo durante a condução. Passado algum tempo isso começa a acontecer de uma forma automática.
A resposta a todas estas ações são as decisões que tomamos diariamente, porém para poupar energia o nosso cérebro transforma as nossas decisões em hábitos e, assim, quando percebemos isso já não decidimos nada, simplesmente realizamos essas as ações de uma forma instintiva, mecânica.
O problema é que muitos dos nossos hábitos são maus para a nossa vida, prejudicam a nossa produtividade e saúde, roubam o tempo precioso que podíamos estar a utilizar na conquista dos nossos objetivos.
Estudos no MIT - Massachusetts Institute of Technology, nos Estados Unidos, apresentaram uma importante descoberta sobre os hábitos e são apresentadas de forma bem didática no livro “O Poder do Hábito”, de Charles Duhigg. O hábito é desenvolvido a partir de três fases:
Deixa (ou gatilho): Estímulo que indica ao cérebro qual rotina deve ser iniciada;
Rotina: Ação praticada em busca de uma recompensa;
Recompensa: Sensação que fez o cérebro perceber a necessidade em memorizar este processo.
Sabendo como esse processo funciona podemos manter rotinas e criar novos e bons hábitos, modificando aqueles que são maus
O objetivo de criar bons hábitos e manter rotinas é o de orientar as ações realizadas no nosso dia a dia, para que possamos entender as nossas responsabilidades, obrigações, e as cumprir com competência.
É hora de entrar em ação. Se ficares à espera que as coisas aconteçam por si só... nunca vão acontecer.
- Acorde cedo – defina o que é cedo para si. Acorde sempre à mesma hora.
- Beba 500 ml de água ao acordar - o seu corpo ficou de 5 a 8 horas, em média, sem hidratação. A água, defende Cvijetic, servirá não apenas para te hidratar, mas também para iniciar o teu metabolismo, ajudando assim o teu corpo a se livrar das toxinas, estimulando o teu cérebro e até ajudar-te a comer menos.
- Faz a tua cama – Fazeres a tua cama logo ao acordar vai te dar uma sensação de "primeira conquista" do dia, defende Cvijetic e um estimulo focares em outras coisas.
4. Faz alongamentos – 2 minutos, vai te ajuda a melhorar a flexibilidade e também o teu desempenho em atividades físicas ou diminuir o risco de contraíres lesões.
5. Prática atividades físicas - Encontra um exercício que se adeque ao teu estilo de vida, objetivos e gosto. Vale de tudo: academia, yoga, caminhada, corrida, ginástica rítmica, natação, tabata, hit. O que quer que seja, isso vai te ajudar a exercitar o corpo. A prática regular de exercícios físicos, como todos nós sabemos ajuda as pessoas não só a controlar o peso, como a ter mais saúde, melhor humor, sono e melhor sexo.
6. Tome banho todos os dia - não só dá uma sensação de fresco, como vai afetar drasticamente o teu bem-estar físico e mental, melhorando o sistema digestivo e imunológico (o que ajuda a perder peso). Afinal, após um exercício físico, nada melhor que um bom banho, mas se conseguires, para um melhor efeito prolongado do teu treino, após no mínimo 30 minutos do treino com água morna .
7. Faz uma dieta saudável – não te foques no curto prazo, uma dieta não funciona se a fizeres só de vez em quando. Faz com que ela faça parte de quem tu és. A matemática é simples: se cortares comidas não saudável por saudáveis, o teu corpo será saudável.
8. Reflete sobre o dia anterior - Cvijetic gosta de defender a premissa de que "a manhã é muito mais inteligente do que a noite". À noite, ele diz que já viveste muitas experiências. Então, deixa essa reflexão para as primeiras horas do dia e começa por te perguntares: "Como posso melhorar aquilo que fiz ontem?"
...