O Estado E A Cultura
Artigo: O Estado E A Cultura. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: NuaraCaldas • 1/6/2014 • 262 Palavras (2 Páginas) • 257 Visualizações
Constante é a preocupação do Estado em democratizar a cultura e fazer com que se torne uma só para toda a sociedade, porém, a frente do estado está a sociedade como um todo que é dividida em diversas classes sociais e que se torna um problema. Pode-se dizer no qual se dirige tudo, a burguesia busca não se misturar com as demais classes sociais a fim de preservar seus valores culturais e ainda procura se sobressair tornar diferente das chamadas classe média e proletária.
O texto foca na cultura como elemento diferenciador de classes e mostra os estudos do pensador Antônio Gramsci, que se baseia na escola para exemplificar o estado e a cultura. O conhecimento segundo os estudos do pensador é dividido tendo como fator predominante o nível socioeconômico das classes social e assim cria as diferenças entre elas em com relação ao conhecimento. As classes dirigentes possui acesso a um nível mais elevado, sofisticado do conhecimento, que são as mesmas pessoas responsáveis pelo desenvolvimento cientifico e tecnológico da sociedade que segundo o pensador também é monopolizadora da cultura que sobra para as classes proletárias executar os projetos desenvolvidos através do trabalho; sendo que as demais classes são aplicadas o nível de conhecimento profissionalizantes que muitos buscam por esse conhecimento por conta do curto período de estudo e imediato sistema de produção que supri os problemas econômicos, muitas vezes forçado pela própria família.
[...] A classe dominante, ela influencia, cria padrões de comportamento e educa as classes subalternas [...] tudo isso com sua visão de mundo e conceitos visando sempre seus próprios interesses.
...